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DEPOIS DE 17 DIAS FORAM CONCLUÍDAS AS SOLDAS DO REATOR DE UM NOVO NAVIO QUEBRA-GELO NUCLEAR

122311211A Zio-Podolsk, uma subsidiária da empresa estatal russa Rosatom, concluiu a soldagem de quatro hidrocâmaras no corpo do reator do quebra-gelo nuclear Ural. Essa operação de soldagem tecnológica muito complexa, levando 17 dias completos. As hidrocâmaras são parte integrante do vaso do reator e, no futuro, envolverão a instalação de bombas elétricas centrais. Elas são projetadas para circular o meio de resfriamento da cavidade interna do reator.   Cada uma delas tem uma massa de 4,5 toneladas. O Ural é um dos três navios do Projeto 22220 – com reatores RITM-200 – que será capaz de atravessar o gelo com 3 metros de espessura enquanto escolta navios pelo Oceano Ártico. Os outros são o  Arktika e o Sibir.

O Arktika foi o primeiro quebra-gelo nuclear a ser totalmente construído na Rússia moderna. Foi lançado no Estaleiro do Báltico, em São Petersburgo, em junho do ano Ural-icebreaker-welder-(Rosatom)passado. A empresa estatal Atomflot disse em fevereiro deste ano que espera que a Arktika entre serviço operacional em meados de 2019. O  Sibir e o  Ural estão programadas para entrega em 2020 e em 2021, respectivamente. Alexander Morozov, chefe de soldagem da Zio-Podolsk, disse que a operação envolveu duas etapas, duas para soldagem e outra para controle radiográfico: “Entre as complexidades, eu destacaria as condições de trabalho restritas em uma montagem especial e a posição não rotacional das costuras soldadas e corte profundo.  A espessura da costura é de 82 mm”.

A fabricação de hidrocâmaras para o segundo reator do quebra-gelo do Ural também foi concluída e está programada para ser soldada ao corpo do reator ainda este mês. O RITM-200 é uma instalação de reator “radicalmente novo” para a frota de quebra de gelo da Rússia. Morozov disse também que o reator  ” possui um layout integrado energeticamente eficiente que garante a colocação do equipamento principal diretamente dentro da carcaça da unidade de geração de vapor. Isso significa que ele tem metade do peso, uma vez e meia mais compacto e 25 MW mais potente que os sistemas de reatores atualmente utilizados para a frota de quebra-gelo do tipo KLT. Isto oferece melhores características técnicas para os novos quebra-gelos em termos de velocidade de cobertura de gelo. A vida útil dos reatores é de 40 anos, a segurança de seu trabalho é assegurada por uma camada protetora de aço, água e concreto. O reabastecimento de combustível nuclear ocorre a cada sete anos. “

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