DEPOIS DE AUMENTO DADO PELA UTC, FUNCIONÁRIOS DO ESTALEIRO STX ENTRAM EM GREVE PEDINDO O MESMO
Como havia sido adiantado pelo Petronotícias, a greve que levou a um novo acordo no estaleiro da UTC em Niterói ecoou para outras empresas da região. Agora quem está em greve são os metalúrgicos do estaleiro STX, que pertence ao grupo norueguês STX OSV, na Ilha da Conceição (RJ). A paralisação envolve aproximadamente 2400 trabalhadores e não tem prazo para terminar. Entre as reinvindicações, está reajuste salarial de 10% e aumento do vale refeição para R$ 250, como foi acordado entre a UTC e seus funcionários.
Na última semana, os operários do estaleiro UTC haviam parado por três dias, até que chegaram ao acordo. Como os funcionários das outras empresas de Niterói e Itaboraí tinham conseguido apenas 8% de reajuste, o aumento dado pela UTC despertou a atenção na região.
O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí (Stimmmeni) Francisco José Borges Veríssimo adiantou que os outros trabalhadores deveriam se mexer com a notícia. “Todo mundo vai querer a mesma coisa”, afirmou na sexta (6).
Além do reajuste salarial e o aumento no vale refeição, que atualmente é de R$ 140, os metalúrgicos do estaleiro STX exigem também que os dias não trabalhados sejam abonados.
Estão certos!
E devem continuar de greve até que o façam, a empresa deve valorizar e demonstrar o minimo de respeito para o colaborador.
Não foi informado acima mas, até mesmo o almoço foi cortado, funcionários antigos com mais de 5 anos de casa foram demitidos por justa causa, mostrando assim a falta de dialogo da diretoria STX.