DEPOIS DE DEFENDER A QUEBRA DO CONTEÚDO LOCAL PARA O ÓLEO&GÁS, MINISTRO DEFENDE IGUALDADE PARA PRODUTORES DE ETANOL | Petronotícias




faixa - nao remover

DEPOIS DE DEFENDER A QUEBRA DO CONTEÚDO LOCAL PARA O ÓLEO&GÁS, MINISTRO DEFENDE IGUALDADE PARA PRODUTORES DE ETANOL

pppkkPara o  Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o pau que dá em Chico não dá em Francisco. Falando num encontro com produtores de Etanol, em São Paulo, o ministro declarou que acredita que a importação do etanol merece uma atenção especial por parte do governo: “Os produtores nacionais tem de estar em pé de igualdade para que todos possam ter os mesmos níveis de concorrência”. Uma posição diametralmente oposta ao que o mesmo ministro teve em relação ao conteúdo local, quando ficou de joelhos às grandes petroleiras, inclusive a Petrobrás. Difícil entender uma situação. Explicar, então, nem se fala. Neste episódio, valeu mais a pressão de cinco ou seis empresas do que as centenas de companhias brasileiras que submergem numa crise que não parece ter fim. Coelho Filho explicou que o produtor nacional de etanol tem uma série de obrigações que o importador não tem, como por exemplo a manutenção de um estoque mínimo.

“O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) já aprovou medidas para que essas obrigações sejam exigidas também dos importadores. É justo para quem produz no Brasil, paga impostos, gera emprego e renda e consiga competir em nível de igualdade com o etanol importado”, disse.

Uma das soluções para o setor proposto pelo Ministério de Minas e Energia é o programa RenovaBio, lembrado pelo ministro durante o evento. De acordo com ele, a iniciativa vem como uma medida para manter o País na liderança da produção, pesquisa e indústria de etanol.

“O RenovaBio é uma ação para garantir o pioneirismo do Brasil no setor sucroenergético e também para sinalizar com clareza que nós estamos comprometidos com as metas de redução de gases de efeito estufa que assumimos em acordos internacionais”, finalizou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of