DEPOIS DE DEZ ANOS, A ÍNDIA CONCEDE PATENTE DEFINITIVA À TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DE DUTOS BRASILEIRA DA LIDERROLL

pauloMais uma vitória para  Liderroll. O governo da Índia anunciou hoje (10) a concessão de uma Patente da empresa brasileira com validade para os próximos 20 anos, a partir de agora. O certificado emitido pelo governo indiano diz que “Certifica-se que uma patente foi concedida à patente de uma invenção intitulado A STRUCTURAL SUPPORTING SYSTEM FOR DUCTS, conforme divulgado acima referido pedido para o prazo de 20 anos de acordo com as disposições da Lei de Patentes de 1970”. Com essa aprovação já chega a 53 países de todos os continentes com as patentes brasileiras da Liderroll que foram requeridas e aprovadas.

Foi uma vitória expressiva. As autoridades concederam as patentes definitivas para as inovações desenvolvidas pela companhia brasileira que mudam os parâmetros datunel construção de dutos. “O que atesta e consolida a qualidade e inventividade da engenharia brasileira a frente do desenvolvimento de novas metodologias construtivas para este setor dutoviário,  colocando o Brasil entre os diversos especialista do setor no mundo. Depois dos Estados Unidos, China, Rússia e Europa.  Agora foram os indianos a fazerem esse reconhecimento definitivo”, diz um comunicado da companhia.  Este pedido da Liderroll tramitou por quase dez anos no European Patent Office – EPO – responsável pelas concessões de patentes.

O Presidente da Liderroll, Paulo Fernandes, disse: “Foi uma luta dura, mas também foi uma excelente vitória para o nosso país.  Vencemos com demonstrações técnicas e jurídicas em defesa do Brasil em liderar o nome de construção de dutos em ambientes confinados. Esta patente reconhece a criatividade e a capacidade inventiva do Brasil e da Liderroll. Ficou atestado em definitivo que não há nenhuma técnica melhor do que a nossa para este fim e nestes ambientes confinados”.

foto 2Sobre a patente na Índia, ela foi concedida para todo o “SISTEMA E MÉTODO DE INSTALAÇÃO DE DUTOS”, e já está em vigor naquele país.  “O exame Indiano é extremamente restritivo e muito exigente; sempre aumentando o peso das decisões com exigências restritivas para elevar a barreira de concessões, face considerar as políticas industriais do país. Tem restrição a qualquer ato ou direito que evidencie quebra do princípio geral da livre concorrência, como patentes, razão pela qual a concessão desta patente é especialmente importante para a Liderroll e para os brasileiros,” declarou Paulo Fernandes.

A patente foi concedida mesmo após duro escrutínio e profundas contestações técnicas, uma a uma rebatida pela Liderrollfoto 1 ao Instituto Indiano de propriedade Industrial,  que acabou  a atestação da novidade e da Invenção. Ficou reconhecido verdadeiramente que o método Brasileiro é o único no mundo que consegue instalar um duto dentro  ambientes confinados (túneis e valas) sem nenhum risco de insalubridade, segurança e com total preservação a integridade dos profissionais e ao meio ambiente. Técnica/Método limpo, rápido e seguro.

Agora, Paulo Fernandes vê possibilidades de iniciar conversações com a NTS, que comprou um grande gasoduto da Petrobrás e que possui dois túneis (Gasduc 3 e Gastau) com um total de 4 dutos em franca operação, sendo que alguns deles já com mais dez anos de instalados. Em função das características especiais construtivas e pelo método inovador que a Liderroll desenvolveu para as suas suportações permanentes, que cabiunasforam usados no mundo pela primeira vez,   é vital a inspeção exigida pelas normas e a avaliação da necessidade  de manutenção dos dutos. São linhas vivas em ambientes confinados, suportados por roletes muito especiais fabricados  Taylor  Made para a Petrobrás à época.  Este trabalho requer  uma especialização e profundo conhecimento dos equipamentos para a realização deste operação,  com a coleta de dados, comparação com os projetos originais de fabricação, e a emissão do relatório final de conclusões quanto a integridade dos dispositivos inventados, além dos benefícios proporcionados aos dutos suportados. “ E podemos dar o exemplo – diz Paulo Fernandes –  da eliminação de pontos de corrosão do contato duto suporte conectado a terra, contato este que não existe nas peças da Liderroll devido a utilização de polímeros especial altamente isolantes elétricos, entre outros.

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