faixa - nao remover

DEPOIS DE EXPLODIR UM OLEODUTO DRONES UCRANIANOS ATACAM E CAUSAM INCÊNDIOS NA USINA NUCLEAR DE KURSK, NA RÚSSIA

kurksA  cada dia que passa a Ucrânia parece uma Nau perigosa e sem controle. Em meio as conversações de paz, liderada pelos  Estados Unidos, a ala do Exército comandada pelo General Robert Brovdi, responsável pela Força de Sistemas Não Tripulados da Ucrânia, ou não respeita mais a ordens do Presidente Vlodymyr Zelensky, ou está atacando alvos perigosos dentro que envolvem a Rússia. Primeiro foram os dois ataques ao oleoduto que abastece a Hungria, Eslováquia e parte da Europa, agora a importante usina nuclear de Kursk, em território russo. O comando de drones ucranianos  lançou hoje (24) uma série de ataques contra a Rússia.robert Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, pelo menos 95 drones ucranianos foram abatidos neste domingo, e um deles atingiu a Usina Nuclear de Kursk, provocando um incêndio já extinto por bombeiros. Não houve registro de vítimas, e, segundo o órgão de fiscalização nuclear da AIEA – Agência Internacional de Energia Atômica –  os níveis de radiação perto da usina estão normais.

zeleO presidente ucraniano disse que “Hoje, tanto os Estados Unidos quanto a Europa  concordam: a Ucrânia ainda não venceu completamente, mas certamente não perderá. A Ucrânia garantiu sua independência. A Ucrânia não é uma vítima, é uma lutadora.” Enquanto isso, a Ucrânia informou que a Rússia a atacou durante a manhã com um míssil balístico e 72 drones Shahed de fabricação iraniana, dos quais a força aérea abateu 48. Um drone russo matou uma mulher de 47 anos na região leste de Dnipropetrovsk, afirmou o governador local.

As expectativas de alcançar paz no conflito, que já eram baixas, diminuíram ainda mais na sexta-feira (22), quando o ministro daslavrov Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, descartou qualquer reunião imediata entre Zelenski e o presidente Vladimir Putin.  Lavrov, em uma entrevista neste domingo, o chanceler acusou as potências ocidentais de “buscarem um pretexto para impedir negociações” e chamou Zelenski de teimoso por querer “impor condições e exigir uma reunião imediata” com Putin a todo custo. A guerra passa dos  três dronesanos e meio e  já deixou dezenas de milhares de mortos, está atualmente em um impasse. Nos últimos dias, a Rússia, que agora controla cerca de um quinto da Ucrânia, fez alguns progressos no leste do país, incluindo a captura de duas vilas na região de Donetsk no sábado (23). Já a Ucrânia, menor e menos armada que o adversário, depende do apoio de aliados, especialmente após o retorno de Trump, um crítico da ajuda militar a outros países.

Neste domingo, depois de uma comitiva de líderes europeus, como da França, Itália, Inglaterra, ter ido acompanhandonoru Zelensky na Casa Branca,  a  Noruega anunciou que contribuirá com R$ 3,8 bilhões de ajuda. “Juntamente com a Alemanha, estamos garantindo que a Ucrânia receba poderosos sistemas de defesa aérea“, afirmou o primeiro-ministro Jonas Gahr Støre em um comunicado. “A Alemanha e a Noruega estão trabalhando em estreita colaboração para apoiar a Ucrânia em sua luta pela defesa do país e pela proteção da população civil contra ataques aéreos russos.” Os países estão financiando dois sistemas Patriot, incluindo mísseis. Além disso, a Noruega está contribuindo para a aquisição de radares de defesa aérea do fabricante alemão Hensoldt e sistemas de defesa aérea da Kongsberg.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of