DEPOIS DE SEIS ANOS DE NEGOCIAÇÕES ENTRA EM VIGOR ACORDO NUCLEAR ENTRE A ÍNDIA E O JAPÃO
O acordo de cooperação nuclear assinado entre a Índia e o Japão em novembro do ano passado entrou em vigor nesta sexta-feira ( 21). Ele abre a porta para que a Índia importe a tecnologia nuclear japonesa, após seis anos de negociações. O acordo foi assinado em Tóquio, em 11 de novembro, pelos primeiros ministros indianos e japoneses, Narendra Modi e Shinzo Abe (foto). Os dois líderes assinaram um memorando sobre cooperação em dezembro de 2015. O acordo foi submetido e aprovado em maio pela Câmara Baixa do parlamento do Japão. A Câmara Alta, a Câmara dos Conselheiros, aprovou o acordo em junho.
A Índia foi excluída do comércio internacional de usinas e materiais nucleares há mais de três décadas, devido à sua posição fora do regime abrangente de salvaguardas do Tratado de Não Proliferação Nuclear. Este acordo limita a cooperação para fins civis ao proibir a Índia de usar tecnologia e equipamentos para desenvolver armas nucleares e exigir que o país aceite inspeções pela Agência Internacional de Energia Atômica.
O Ministro indiano, Narendra Modi considerou importante a assinatura deste acordo: “Este acordo é um reflexo da parceria estratégica entre a Índia e o Japão e abrirá o caminho para uma cooperação reforçada em segurança energética e energia limpa. Ele busca promover a plena cooperação entre os dois países no desenvolvimento e uso da energia nuclear para fins pacíficos de forma estável, confiável e previsível”.
Deixe seu comentário