DEPOIS DE UMA OPERAÇÃO COMPLEXA DE DOCAGEM, NAVIO-SONDA DA FORESEA JÁ ESTÁ PRONTO PARA REPAROS NO ESTALEIRO DA ECOVIX | Petronotícias




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DEPOIS DE UMA OPERAÇÃO COMPLEXA DE DOCAGEM, NAVIO-SONDA DA FORESEA JÁ ESTÁ PRONTO PARA REPAROS NO ESTALEIRO DA ECOVIX

Norbe VIII no RS 2 - Divulgação- Gabriel Vaghetti-EcovixA Sonda Norbe VIII, da Foresea, já está atracada no Estaleiro Rio Grande da Ecovix, depois de uma operação complexa que durou várias horas. Ela está no dique seco e ficará ali  nas próximas semanas para passar por serviços de reparo e revisão geral. Com 238 metros de comprimento, a Norbe VIII pode operar em lâmina d’água de até 3.048 metros e foi a primeira sonda de perfuração de águas ultra profundas a oferecer no Brasil a solução de perfuração em lâmina abaixo de 500m, com posicionamento dinâmico, sem uso de ancoragem. Atualmente, presta serviços para a Petrobrás.

Depois de toda a operação de docagem,  Ricardo Ávila, diretor operacional da Ecovix, proprietária do Estaleiro, disse que “A docagem da sonda foi a operação naval mais desafiadora que já realizamos, em função da restrição de manobra imposta pela P-32. Essa docagem demonstra a possibilidade de utilizar a infraestrutura do estaleiro para escopos diversos, simultaneamente e com segurança”.

DCIM100MEDIADJI_0731.JPGA entrada do navio no dique contou com simulações para projetar todos os passos e eventuais desafios para essa operação. O trabalho foi realizado em conjunto com a Praticagem da Barra, Technomar Engenharia e Dock Brasil, além da equipe da Foresea. A manutenção da Norbe VIII é a segunda realizada pela Ecovix para a Foresea. Em 2023, o navio de perfuração ODN I passou dois meses no Estaleiro, onde recebeu revisão geral nos sistemas, limpeza do casco, pintura, serviços de tubulação, entre outros reparos. Foi a mais extensa manutenção feita pela empresa até então.

Realizamos a primeira manutenção de uma sonda dessa classe (elevada arqueação) no Brasil. A parada programada de um navio desse porte em dique seco é uma operação complexa e desafiadora, mas, em alguns casos, necessária para que possamos seguir atendendo aos mais altos padrões de segurança e eficiência do mercado. Temos a expertise e muito orgulho do nosso pioneirismo nesse tipo de manutenção no país“, afirmou o COO da Foresea, Heitor Gioppo.

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