faixa - nao remover

DEPOIS DOS ATAQUES UCRANIANOS, RAFAEL GROSSI LIDERA INSPEÇÃO NA USINA RUSSA KURSK

GWAArWpWEAAeOgrA delegação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) liderada pelo diretor-geral Rafael Grossi visitou hoje (27) os locais da usina nuclear de Kursk e da usina nuclear de Kursk II, além  da cidade de Kurchatov, depois das notícias  de que os restos de um drone foram encontrados no território da unidade. Autoridades russas informaram à AIEA que os fragmentos do drone estavam localizados a aproximadamente 100 metros da instalação de armazenamento de combustível nuclear usado da usina. A AIEA disse que foi informada de que o drone foi “derrubado” na manhã de 22 de agosto. Grossi confirmou sua intenção de avaliar pessoalmente a situação no local durante uma  visita que  aconteceu nesta terça-feira.

A visita foi organizada a convite do diretor-geral da Rosatom, Alexey Likhachev. A delegação da AIEA visitou o local da primeira e segunda fases da usina nuclear e avaliou a operação da usina no contexto de “provocações ucranianas”. Rafael Grossi pôde ver que a Unidade 3 da Central Nuclear de Kursk continua operando em sua capacidade instalada, e a Unidade 4 está em KURSKmanutenção preventiva programada. As características de projeto dos reatores do tipo RBMK foram demonstradas ao Diretor Geral da AIEA. A delegação da agência  também observou o progresso da construção da usina nuclear Kursk II, que está ocorrendo conforme planejado.

O diretor-geral da AIEA pôde testemunhar o impacto dos ataques lançados pela Ucrânia contra a instalação industrial da central nuclear de Kursk e teve a oportunidade de avaliar os riscos de segurança nuclear representados pelos ataques à instalação. Os resultados da visita estão planejados para serem discutidos por Alexey Likhachev e Rafael Grossi no formato interdepartamental estabelecido em Kaliningrado em um futuro próximo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of