faixa - nao remover

DEPUTADO JULIO LOPES APRESENTA AO BNDES UMA PROPOSTA PARA VIABILIZAR O AUMENTO DA MINERAÇÃO DE URÂNIO NO BRASIL

Imagem do WhatsApp de 2023-09-26 à(s) 12.27.38Também presente na 67ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que está ocorrendo em Viena, o deputado Julio Lopes está aproveitando o evento para destacar as possibilidades de novos investimentos no setor nuclear brasileiro. Recentemente, o parlamentar teve uma reunião com representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para tratar de meios que possam viabilizar novos projetos de mineração de urânio no Brasil.

O Brasil tem urânio de extraordinária qualidade e temos toda a possibilidade de, por meio de contratos com empresas internacionais, securitizar as dívidas dos próprios desenvolvimentos do minério e da mineração”, disse o parlamentar. “Esses contratos seriam com empresas que poderiam fazer parcerias com a INB, que detém o monopólio da exploração do urânio no Brasil. A INB pode fazer contratos de parcerias e acordos de cooperação e, por meio desses instrumentos, ajudar na securitização das dividas dos recursos que farão a própria implementação desses projetos de mineração”, acrescentou.

Imagem do WhatsApp de 2023-09-26 à(s) 12.27.34A securitização é uma ferramenta do mercado financeiro que visa garantir que uma empresa receba valores pendentes de forma antecipada, podendo usá-lo para investir no negócio e realizar projetos. “Apresentei essa ideia no BNDES, cujo corpo técnico ficou bem interessado. Nós estamos trabalhando para desenvolver isso”, acrescentou Lopes.

O parlamentar tem apresentado essa possibilidade durante reuniões bilaterais que estão sendo realizadas em Viena. “Todos ficaram muito interessados”, finalizou. Como noticiamos mais cedo, hoje (26), Lopes participou de uma reunião com o diretor-geral da Rosatom, Andrey Rozhdestvin (à direita, na foto ao lado).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of