DERRAMAMENTO DE DIESEL DA TRANSPETRO PREJUDICA ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO RIO
O derramamento de óleo diesel da Transpetro em São José do Barreiro (SP), próximo de Resende (RJ) já está prejudicando o abastecimento de água dos municípios do Rio de Janeiro atendidos pelos três rios afetados. Segundo a Transpetro, o incidente ocorreu depois que ladrões de diesel danificaram uma válvula nas instalações da companhia na noite de domingo. Os criminosos ainda não foram capturados, mas o vazamento de até 8 mil litros já atingiu os rios Formoso, Sesmaria e Paraíba do Sul.
De acordo com a companhia, o seu Centro Nacional de Controle Operacional interrompeu o trânsito do produto logo após a constatação do incidente e mobilizou equipamentos e cerca de 100 pessoas para região. Ainda assim, a Agência do Meio Ambiente de Resente (Amar) afirma que 3 mil litros de óleo chegaram ao rio Sesmaria a partir da tarde de ontem. Além disso, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) alertou para que os serviços de água da região de Volta Redonda interrompessem a captação.
Entre os municípios ameaçados estão Resende, Volta Redonda, Pinheiral, Piraí e Porto Real, que já suspendeu seu abastecimento até segunda ordem. Caso chegue ao rio Guandu, o incidente pode afetar a captação de água também para o Rio de Janeiro.
Para o leitor menos atento, à primeira vista, fica a impressão de que a Transpetro foi a reponsável pelo vazamento, o que não condiz com a verdade. Sugiro modificar a chmada da notícia.