DESCOBERTA GIGANTE EM ÁGUAS MEXICANAS VÃO INCENTIVAR INVESTIMENTOS DEPOIS DOS LEILÕES DE PETRÓLEO
A confirmação de uma grande descoberta vai dar mais ânimo aos depois dos leilões realizados no México. Um grande investidor do setor privado na área de energia anunciou uma descoberta significativa de petróleo em águas mexicanas. A britânica Premier Oil e suas sócias Talos Energy, de Houston, e Sierra Oil & Gas, da Cidade do México, afirmaram que a análise exploratória do campo Zama-1, localizado em águas rasas no Golfo do México, revelou uma formação “de qualidade mundial” com reservas entre 1,4 bilhão e 2 bilhões de barris de petróleo leve, dobro do que estava previsto.
No início do ano, o grupo havia estimado que havia entre 700 milhões e 800 milhões de barris no reservatório, baseando-se em imagens sísmicas do bloco e em comparações com campos próximos. A descoberta é um impulso significativo para o governo mexicano, que em 2014 abriu o setor de energia do país para o investimento privado, após 76 anos de controle estatal. A Premier, a Talos e a Sierra venceram o leilão em julho de 2015 para explorar o campo Zama-1, no primeiro contrato do tipo dado a investidores privados. A Sierra possui 40% desse bloco, a Talos tem 35% e é a operadora e a Premier, 25%.
A novidade é a descoberta mais importante até agora da reforma energética do México. A consultoria Wood Mackenzie, com foco na América Latin, estima que o campo Zama-1 seja um dos 20 maiores em águas rasas descobertos globalmente ao longo das últimas duas décadas e mais fácil de extrai-lo, por estar em águas rasas.
Deixe seu comentário