DESCOBERTAS DE PETRÓLEO NO PRÉ-SAL JÁ ATINGEM UM TERÇO DO VOLUME DA ÁREA
Um terço do volume de petróleo do pré-sal já foi descoberto. Segundo a PPSA, as áreas já contratadas e descobertas contêm um volume de petróleo recuperável entre 28 bilhões e 35 bilhões de barris de óleo equivalente. De acordo com o presidente da estatal, Oswaldo Pedrosa (foto), estão incluídas na conta as reservas com óleo identificado em regiões que fogem ao escopo do contrato vigente. “É um potencial incrível e os leilões que vierem a acontecer não serão como Libra, com poços perfurados anteriormente”, ressaltou.
Os volumes citados pelo executivo também compreendem o contrato de cessão onerosa nas áreas de Florim, Nordeste de Tupi, Entorno de Iara e Búzios. Em junho, a Petrobrás foi contratada diretamente, sem licitação, para operar volumes excedentes nessas áreas, estimados em 9,8 bilhões e 15,2 bilhões de barris. Também estão compreendidas nove áreas da Bacia de Santos que passam por processo de unitização pela ANP.
A Petrobrás possui em reservas provadas cerca de 16 bilhões de barris. Somente a área de Libra, única do pré-sal que passou por um leilão, tem reservas estimadas entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris recuperáveis e custou ao consórcio vencedor R$ 15 bilhões de bônus de assinatura.
Deixe seu comentário