DESCOMISSIONAR PLATAFORMAS PASSA A SER A GRANDE OPORTUNIDADE PARA A INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA | Petronotícias




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DESCOMISSIONAR PLATAFORMAS PASSA A SER A GRANDE OPORTUNIDADE PARA A INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA

121A Indústria de Construção naval e Offshore está em busca de novas oportunidades em virtude  da crise que o setor está vivendo no País. Os Estaleiros, no momento, estão com ociosidade por causa de ausência de demandas de construção naval e offshore. A oportunidade de descomissionamento  de plataformas de petróleo e gás natural surge como a grande alternativa, já que a Petrobrás decidiu contratar as novas plataformas no exterior. Atualmente, existe um mercado de  cerca de 160 Plataformas Offshore no Brasil. Quase  45% delas já estão em situação de estudos bem avançados para o descomissionamento a partir de 2020.

Fundamentada nestes princípios, a SOBENA – Sociedade Brasileira de Engenharia Naval –  iniciou estudos e promoveu o 1º Workshop sobre o assunto em Maio de 2017, com bastante êxito. Agora, após liderar duas missões de empresas brasileiras ao Mar do Norte e ao Golfo do México, a  SOBENA está organizando a 2ª edição do Workshop, que está marcado para o dia  29 de agosto, no Rio de Janeiro. O evento terá o apoio de Petrobrás, Ibama, ANP, Marinha do Brasil, Lloyd Register, DNVGL, Tecnoil, Ramboll e EY, além de especialistas no setor.

Com 74 plataformas marítimas com mais de 25 anos de operação, a Petrobrás está ampliando o desenvolvimento de projetos de descomissionamento de sistemas de produção de petróleo offshore. Entre os projetos do tipo em desenvolvimento estão os dos campos de Cação, na Bacia do Espírito Santo e de Marlim, na Bacia de Campos.  No mundo, esse tipo de atividade tem um potencial de mercado mundial de US$ 500 bilhões nos próximos 40 anos. Para quem quiser participar, as inscrições já estão abertas através do site www.sobena.org.br e dúvidas podem ser tiradas através do telefone (21) 2283-2482.

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João Manoel Luiz Filho
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João Manoel Luiz Filho

Sendo de magnitudes distintas pois Cação perto de Marlim é um décimo para menos entretanto a área de Cação deva exigir mais de serviço de “crane barge” do que Marlim que exigirá mais serviço de PLSVs e sondas. Como podemos ver é uma atividade que não utilizará muito estaleiro. S depender disto os estaleiros continuaram ociosos.