DESEMBARGADOR AUTORIZA RETOMADA DE OBRAS DA UHE SÃO MANOEL
Desde o início do mês, mais extamente dia 3, as obras da hidrelétrica de São Manoel estavam suspensas. Nesta semana, a liminar que parou o canteiro de construção foi suspensa pelo desembargador Federal Cândido Ribeiro (foto), presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, acatando os documentos apresentados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
A suspensão das obras foi autorizada através de liminar da Justiça Federal da 1ª Vara da Seção Judiciária de Mato Grosso, em favor do Ministério Público Federal, que apontava vícios no procedimento ambiental. A EPE aponta em outra direção, afirmando que a avaliação avaliação dos impactos ambientais do empreendimento estava correta.
A EPE ainda apontou que a interrupção da obra acarretaria em graveis prejuízos econômicos e energéticos, com risco de afetar o atendimento da demanda no futuro, além da questão social, que a interrupção das obras geraria uma desmobilização de 1.900 trabalhadores.
O empreendimento já está na fase de concretagem das estruturas do circuito de geração e vertedouro. A usina, localizada no Rio Teles Pires, divisa do Mato Grosso com o Pará, está sendo construída pelo consórcio Constran e terá capacidade instalada de 700 MW.
[…] Fonte: Petronotícias […]