DESEMBARGADOR LEANDRO PAULSEN VOTA PELA CONDENAÇÃO DE LULA
O ex-presidente Lula está condenado em segunda instância. Depois do voto do relator do processo, João Pedro Gebran Neto, foi a vez do revisor Leandro Paulsen (foto) manter a condenação e ampliar o período de prisão do petista para 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado. Contudo, Lula não passa a cumprir a pena imediatamente. Isto porque ainda cabem recursos dentro do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, onde o julgamento está sendo realizado.
Lula foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá (SP). De acordo com o voto dos magistrados, o apartamento do Guarujá foi uma forma de propina que o ex-presidente recebeu da empreiteira OAS, que favorecia financeiramente o PT em troca de contratos na Petrobrás. Além de Lula, foram também condenados no julgamento de hoje o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e Agenor Franklin Magalhães Medeiros (diretor da empreiteira).
No momento em que esta matéria foi publicada, o último desembargador a proferir voto, Victor Laus, estava lendo sua sentença. Cabe lembrar ainda que a decisão de hoje do TRF-4 não afasta totalmente a chance de Lula se tornar candidato à Presidência. Para o petista ser afastado da disputa, é preciso ainda uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Deixe seu comentário