DEVEM SER INVESTIDOS R$ 2,5 BILHÕES EM TRANSMISSÃO PARA A VOLTA DAS EÓLICAS AOS LEILÕES
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) informou ter enviado um estudo de expansão da rede de transmissão ao Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de permitir a contratação de parques eólicos nos próximos leilões de comercialização de energia elétrica. O atraso na construção de linhas de transmissão tem sido um grande problema para o país, que tem uma série de parques eólicos ficando prontos, mas sem a possibilidade de a energia chegar à rede.
De acordo com o estudo da EPE, quatro estados devem receber obras de reforço: Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Rio Grande do Sul. A expectativa é que as linhas de transmissão e subestações reunidas nesses estudos de expansão sejam licitadas ainda este ano, entrando em operação a partir de 2016.
Os estudos preveem a construção de 1.765 quilômetros de linhas de transmissão em 500 quilovolts (kV) de tensão, além de quatro novas subestações, com investimentos de R$ 2,5 bilhões. A EPE ressalta que eles são baseados no cadastro de projetos eólicos que participaram dos antigos certames.
“Essa expansão na malha permitirá viabilizar a contratação de aproximadamente 6.000 megawatts (MW) de parques eólicos”, afirmou a EPE em nota.
Deixe seu comentário