DEZ GRUPOS ESTÃO QUALIFICADOS NA DISPUTA POR CONTRATOS COM A PETROBRÁS PARA AFRETAMENTO DE SONDAS
O mercado aguarda com grande expectativa o resultado da licitação da Petrobrás que prevê a contratação de até oito sondas de perfuração. A abertura dos envelopes com as propostas está programada para o dia 28 de junho, após dois adiamentos. Ao todo, dez empresas estão pré-qualificadas para participar da concorrência: Ocyan, Ventura, Constellation, Stena, Seadrill, Transocean, Ensco, Etesco, NE Drilling e Brasdril. O edital está dividido em três lotes, com prazos de execução dos contratos variando entre 1.095 e 1.460 dias.
No primeiro lote, a Petrobrás pretende contratar até duas sondas de posicionamento dinâmico e alta especificação com capacidade de operar em lâmina d’água de até 3.000 metros, adaptadas para sistema de coleta para resposta a blowout submarino. No segundo lote, a petroleira prevê mais cinco sondas de posicionamento dinâmico e alta especificação, com capacidade de operar em lâmina d’água de até 2.400 metros. No último lote, a Petrobrás pretende contratar uma sonda de posicionamento dinâmico com capacidade de operar em lâmina d’água de até 2.400 metros.
A data prevista para início dos serviços das sondas varia. No caso do lote 3, as embarcações devem estar prontas para operação entre dezembro deste ano e setembro de 2023, com prazo de mobilização de 180 dias. Já para os lotes 1 e 2, a janela de tempo desejada para o começo das atividades fica entre janeiro e novembro de 2023. Nesses dois lotes, o prazo de mobilização será de 270 dias.
Deixe seu comentário