DILMA ADMITE POSSIBILIDADE DE USINAS COM RESERVATÓRIOS
A presidente Dilma Rousseff defendeu a criação de usinas hidrelétricas com reservatórios, exceto nas planícies amazônicas, local com maior potencial no país, durante sabatina realizada pela Folha de São Paulo, portal UOL, rádio Jovem Pan e SBT. “Eu acho que em alguns lugares é possível, sim, fazer reservatórios. Em outros lugares da Amazônia não é, principalmente nas regiões de planíce.”
Quando questionada sobre a crise do setor energético, Dilma afirmou que a situação se deve ao sistema hidrotérmico brasileiro. Segundo a presidente, com os empecilhos atuais aos reservatórios, a solução é a construção de usinas térmicas, que, no entanto, geram gastos muito maiores para o setor elétrico, e, por conta disso, acabam preteridas frente às hidrelétricas. Dilma ainda acrescentou que o custo do acionamento térmico, maior que o hidrelétrico, é menor que o custo de um racionamento.
Outro momento de destaque da presidente durante a sabatina foi quando, questionada sobre possíveis racionamentos, refutou apagões e fez uma comparação entre seu governo e o governo Fernando Henrique Cardoso. “Nós fizemos 20 mil megawatts de geração nova. Nos oito anos do Fernando Henrique ele fez 21 (mil)”. De acordo com a presidente, mesmo com a pior seca da história, não há risco de racionamento.
Deixe seu comentário