DILMA CONVOCA REUNIÃO PARA EVITAR OUTROS APAGÕES
Temendo novos apagões e o fantasma do racionamento, a presidente Dilma Rousseff agendou uma reunião extraordinária para a próxima quarta-feira (9). O encontro prioritário será presidido por Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, e contará também com a presença de dirigentes de órgãos do setor, como a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a ANP (agência de petróleo), a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Na pauta da reunião, o nível dos reservatórios hidrelétricos.
A situação é preocupante. Os níveis de água registrados nas hidrelétricas chega a 60% abaixo das medições de 2012. Nas grandes metrópoles do país, como Rio, as altas temperaturas não estão ajudando na recuperação da produção das hidrelétricas.
Enquanto negava com veemência a possibilidade de racionamento, o governo já tomava providências para contornar a oferta modesta de energia. A primeira delas foi a ativação de todas as usinas térmicas à disposição. Como não foi o suficiente, foi acionada a usina de Uruguaiana (RS), que estava desativada para economizar despesas com combustíveis.
Deixe seu comentário