DILMA ROUSSEFF E BARACK OBAMA DISCUTIRÃO HOJE QUESTÕES DE SEGURANÇA ENERGÉTICA
A presidente Dilma Rousseff chegará hoje nos Estados Unidos da América e vai se encontrar com o presidente americano Barack Obama para aprofundar as relações bilaterais tomando a questão do petróleo como uma das pautas principais do encontro. Em busca de revisar o progresso de programas lançados durante a visita de Obama ao Brasil em 2011, os presidentes discutirão principalmente sobre energia e educação.
O encontro acontecerá na Casa Branca e será seguido de um almoço e uma reunião com com os empresários do grupo Estados Unidos-Brasil. Na Câmara do Comércio americana, Dilma participará do seminário “Brasil-Estados Unidos: Parceria para o Século 21”.
Uma vez que a transferência dos fornecedores de petróleo do eixo do Oriente Médio para o eixo Atlântico implica a proteção de ameaças externas e estabilidade política, a questão enérgica torna-se um dos principais temas de debate nos Estados Unidos, que há anos tentam reduzir sua dependência do petróleo do Oriente Médio e acompanham os desdobramentos no Brasil com bons olhos, sobretudo a produção de etanol e o Pré-Sal.
Barack Obama já citou o Brasil como exemplo de transformação democrática e econômica, manifestando seu desejo de avançar como parceiros igualitários nas relações com o Brasil. A presidente brasileira irá reiterar a participação de Obama na Conferência Rio +20, além de definir parcerias para o programa Ciência Sem Fronteiras e um acordo entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Smithsonian Institution para treinamento de profissionais nessa área.
Além do encontro com Obama e empresários, Dilma irá visitar a Universidade de Havard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts para discutir possíveis parcerias com universidades brasileiras.
Deixe seu comentário