GOVERNO DA DINAMARCA ADIA CONSTRUÇÃO DE NOVOS PARQUES EÓLICOS PARA 2025
Após um amplo crescimento nos últimos anos, a indústria eólica enfrenta agora barreiras para crescer da Dinamarca. O governo do país anunciou nesta semana o cancelamento da construção de turbinas de geração no litoral, contratadas em um leilão de 2012, e afirmou que pretende substituir o projeto por um novo parque eólico offshore previsto para iniciar suas operações apenas em 2025. A mudança tem como objetivo reduzir as contas de energia sobre empresas e civis, com uma economia total estimada em US$ 1 bilhão.
Com isso, o setor passa a lidar com desafios econômicos para crescer no mercado dinamarquês. Segundo dados do governo, as taxas de geração renovável compõe dois terços das contas de luz no país, que nos últimos meses cancelou os projetos de outros cinco parque eólicos offshore. A previsão é de que a mudança poupe cerca de US$ 10 bilhões em taxas sobre a população.
“Quando olho para o acordo energético de 2012, vejo que foi um erro termos concordado em construir as turbinas eólicas no litoral”, afirmou nesta semana o ministro de Clima e Energia da Dinamarca, Lars Christian Lilleholt (foto). Segundo o político, o custo da política de energias renováveis “cresceu dramaticamente” desde então.
Deixe seu comentário