DIRETOR DA AGÊNCIA ATÔMICA DIZ QUE SITUAÇÃO DAS USINAS NUCLEARES DA UCRÂNIA É FRÁGIL, COMPLICADA, MAS HÁ SAÍDAS

GROSSIO diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, disse em uma audiência no Parlamento Europeu que é uma “situação muito frágil” e “terrivelmente complicada, mas seu objetivo de liderar uma missão de inspeção à maior usina nuclear da Ucrânia, atualmente ocupada pelas forças russas, ainda não está num “beco sem saída”. Durante uma sessão conjunta do subcomitê de segurança e defesa e assuntos externos do Parlamento Europeu, Grossi revelou que estava em contato com os lados ucraniano e russo e disse que ambos concordaram com o pedido de uma visita de inspeção da AIEA a Zaporizhzhia (também conhecido como Zaporozhe) em princípio, mas apenas se for realizado sob a sua bandeira. Grossi acrescentou que estava claro que a usina nuclear estava na Ucrânia e era ucraniana mas, ao mesmo tempo, a realidade é que esta planta está sob controle militar russo. “Não estamos em um beco sem saída. Estou conversando com ambos para tentar encontrar uma maneira que nossos inspetores e eu possamos visitar”, declarou.

Uma visita de inspeção foi crucial não apenas por razões de segurança e proteção, mas também para estabelecer e fornecer fatos, especialmente para combater quaisquerUSINA notícias falsas, observando que houve alegações recentes que a Ucrânia pode estar tentando desenvolver armas nucleares. Zaporizhzhia tinha “30.000 kg de urânio enriquecido e uma quantidade semelhante de plutônio”. Portanto, se não fosse possível realizar inspeções em breve, o perigo era que haveria “mais alegações, acusações e dúvidas” no futuro. Ele disse que estava alertando tanto ao lado ucraniano quanto ao lado russo que deve haver inspeções da AIEA para estabelecer a situação e estabelecer que tudo está em ordem.

Outra questão que ele queria abordar durante uma visita à fábrica era a questão do “duplo comando”, disse ele. A presença de especialistas russos seniores em Zaporizhzhia cuja função não é totalmente clara, vai contra todos os princípios de segurança possíveis. “Há potencial para desacordo, há potencial para atrito, potencial para instruções contraditórias.   Você não quer ter isso em uma instalação tão complexa, delicada e sofisticada como uma usina nuclear”, finalizou Grossi.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of