faixa - nao remover

DIRETOR DA AIE DIZ A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO PRECISA SAIR DA ILUSÃO DE QUE CAPTURAR CARBONO É A SOLUÇÃO PARA O CLIMA

Fatih-Birol-Um relatório da  Agência Internacional de Energia ( AIE)  está acreditando que a indústria do petróleo e do gás está enfrentando  o seu  momento da verdade, mas também uma oportunidade de  adaptação  à medida que as transições para energias limpas avançam. Ela diz que os produtores devem escolher entre contribuir para o aprofundamento da crise climática ou tornar-se parte da solução, abraçando a mudança para energia limpa, afirma o relatório especial da AIE. A agência diz que as  escolhas são cruciais sobre o sistema energético global em meio a um agravamento da crise climática que, segundo diz,  é alimentado em grande parte pelos seus produtos principais, de acordo com um novo e importante relatório especial da AIE que mostra como a indústria pode adotar uma abordagem mais responsável e contribuir positivamente para a nova economia energética.,

O relatório especial define o que o setor global do petróleo e do gás precisaria de fazer para alinhar as suas operações com os objetivos do Acordo de Paris. Mesmo no contexto das políticas atuais, a procura global de petróleo e de gás deverá atingir o pico em 2030, de acordo com as últimas projeções da AIE. Uma ação mais forte para combater as alterações climáticas significaria uma queda clara na procura de ambos os combustíveis, segundo o relatório.  Se os governos cumprirem integralmente osmalasia seus compromissos nacionais em matéria de energia e clima, diz a AIE, a procura cairá 45% abaixo do nível atual até 2050,  “Num caminho para atingir zero emissões líquidas até meados do século, o que é necessário para manter o objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5 °C ao alcance, a utilização de petróleo e gás diminuiria em mais de 75% até 2050.”

Mas há também uma outra realidade. O  setor do petróleo e do gás,  que fornece mais de metade do abastecimento energético mundial e emprega quase 12 milhões de trabalhadores em todo o mundo. Que setor absorveria esta mão de obra. O relatório não diz, mas afirma que o segmento  “ tem sido, na melhor das hipóteses, uma força marginal na transição para dioxido de carbonoum sistema de energia limpa, de acordo com o relatório. As empresas de petróleo e gás representam atualmente apenas 1% do investimento em energia limpa a nível mundial  e 60% desse valor provém de apenas quatro empresas.”

O Diretor Executivo da AIE, Fatih Birol, diz que  “A indústria do petróleo e do gás enfrenta um momento de verdade na COP28 no Dubai. Com o mundo sofrendo os impactos de um agravamento da crise climática, continuar com os negócios como de costume não é social nem ambientalmente responsávelOs produtores de petróleo e gás em todo o mundo precisam de tomar decisões profundas sobre o seu futuro lugar no setor energético global. A indústria precisa de se comprometer a ajudar genuinamente o mundo a satisfazer as suas necessidades energéticas e os objetivos climáticos. Isso  significa  abandonar a ilusão de que quantidades implausivelmente grandes de captura de carbono são a solução. Este relatório especial mostra um caminho justo e viável no qual as empresas de petróleo e gás assumem uma participação real na economia de energia limpa, ajudando ao mesmo tempo o mundo a evitar os impactos mais graves das alterações climáticas.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of