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COM 100% DE CONTEÚDO LOCAL, INTERTECHNE MODULLAR VAI BUSCAR PARCERIAS INTERNACIONAIS

Por Rafael Godinho / Petronotícias –

Recentemente a Intertechne Modullar S.A., empresa do Grupo Intertechne para o setor de Óleo & Gás, recebeu uma boa notícia. A companhia de 14 anos obteve da ANP a certificação oficial que atesta 100% de conteúdo local. Para conhecer melhor a companhia e saber os planos da empresa após a certificação, conversamos com o diretor de operações da Intertechne Modullar. Arquiteto pós-graduado em planejamento e gestão de negócios,  Miguel Calmon Gama, também foi diretor executivo da Q&B Petróleo durante três anos e diretor de novos negócios da Altatech Offshore. Segundo ele, a certificação da ANP abrirá novas portas para companhia, inclusive com a possibilidade de novas parcerias com empresas internacionais. Confira a entrevista abaixo.

Quais são as atividades da Intertechne Modullar?

A Intertechne Modullar é o braço do Grupo Intertechne em Óleo & Gás. Atua na parte de projetos conceituais, projetos básicos e projetos executivos. São apenas projetos de engenharia de grande porte. O Grupo Intertechne participou do projeto de Angra 3, da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (Rio Xingu, PA), da Usina Hidrelétrica de Jirau (Rio Madeira, RO), entre outros.

Para quem a Intertechne Modullar fornece projetos?

Atuamos há 14 anos no setor de Óleo & Gás. Trabalhamos em contrato com a Petrobrás, na região de Urucu, na Amazônia, e com a Transpetro na Bahia, Sergipe, Pernambuco e Maranhão. Hoje, além da Petrobrás e da Transpetro, a Intertechne Modullar também fornece projetos para outras empresas. Na lista tem Queiroz Galvão, Bahia Gas, Bayer, entre outros. 

Como começou a Intertechne?

A empresa foi fundada em 1998. Atua em diversos setores, com foco na área de energia e projetos de usinas hidrelétricas e termoelétricas, no Brasil e em mais sete outros países. Enquanto o Grupo Intertechne conta com escritório na Argentina e no México, além do Brasil, a Intetechne Modullar se concentra hoje somente no Brasil, com escritórios no Rio, em Salvador e em Manaus.

O que a certificação da ANP de 100% de conteúdo local vai possibilitar à Modullar?

Ampliará nosso quadro de parceiros e clientes. Vai nos permitir buscar parcerias com empresas privadas internacionais que queiram participar de projetos de engenharia no Brasil. Tendo o certificado de 100% da ANP, passamos a ser privilegiados, já que as empresas estrangeiras precisam de parceria com empresa nacional. Quanto maior o conteúdo local da empresa, mais atrativa fica para ela a parceria. A regulamentação da ANP incide sobre os projetos nas áreas leiloadas a partir da 7ª rodada de exploração e produção. 

No seu entendimento, quais são as vantagens do conteúdo local para as empresas estrangeiras?

Muitos equipamentos não têm similar nacional, então várias empresas são obrigadas a importar maquinaria. Para balancear essa importação, as empresas internacionais buscam empresas brasileiras de conteúdo local elevado para equilibrar com o que ela vai precisar e não encontra aqui. No final, deve-se atingir o percentual total de pelo menos 65% de conteúdo local, após um cálculo complexo. O conteúdo local quer incentivar as empresas nacionais e qualificá-las para ser fornecedores da cadeia.

Como o senhor enxerga o andamento do conteúdo local?

O conteúdo local fortalece a cadeia e aumenta o número de empresas envolvidas. Todo esse processo favorece o Brasil. Há um esforço de todo o mercado brasileiro de buscar essa certificação, e não basta ser brasileiro para ter alto conteúdo local. A empresa tem que se certificar junto à ANP, mediante um processo a ser cumprido, que envolve uma série de documentações. Começamos a trabalhar nisso ano passado. Por se tratarem de serviços, a certificação tem que se manter atualizada de três em três meses.

A empresa tem feito parcerias recentemente?

Temos parcerias estratégicas e que estão em acordo de sigilo, por conta das licitações. Mas, com a certificação, a tendência é ampliar a quantidade de parceiros e a atuação em parceria com empresas privadas e com epecistas.

O mercado atualmente está favorável para novas parcerias?

O mercado exige parcerias; para que cada empresa focalize no que pode fazer melhor. Os contratos de parceria permitem que as empresas, cada uma com grande conhecimento na sua área de atuação, se juntem entre si naquilo que têm mais experiência.

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