DIRETORA DA ASSOCIAÇÃO NUCLEAR MUNDIAL DEFENDE FINANCIAMENTO ACESSÍVEL PARA ACESSO OS PAÍSES POBRES À ENERGIA LIMPA

SWSWWSWSWSWSO acesso a financiamento e a tecnologia são essenciais para que os países pobres em energia possam desfrutar dos benefícios da energia nuclear da maneira como o mundo ocidental já faz. A afirmação é da Diretora Geral da Associação Nuclear Mundial, Sama Bilbao y León. Para ela, a energia nuclear é atualmente a forma mais econômica de fornecer eletricidade despachável de baixo carbono. Esta afirmação se baseia no relatório conjunto publicado pela Agência Internacional de Energia em conjunto com a Agência de Energia Nuclear da OCDE em dezembro de 2020. O documento mostra como o custo nivelado da eletricidade para uma nova energia nuclear é competitivo com todas as fontes de energia de baixo carbono, incluindo as renováveis.

“A energia nuclear oferece uma flexibilidade de implantação interessante, pois dependendo das necessidades do país, do mix de eletricidade atual, da atual dotação de recursos, das projeções de crescimento, podemos adicionar energia nuclear em grandes porções usando uma grande usina nuclear , como vimos em muitos países ocidentais. Mas também, podemos adicionar energia nuclear em incrementos menores usando pequenos reatores modulares. Os SMRs serão realmente adequados para países que têm uma rede menor ou talvez menos desenvolvida devido ao seu tamanho menor, o que os torna muito mais acessíveis”.

Sama Bilbao y León diz também que é importante  lembrar que, além da eletricidade limpa, a energia nuclear é a única fonte de energia de baixo carbono que também pode produzir calor com baixo teor de carbono: “Não posso deixar de enfatizar a importância disso porque vamos precisar do calor para descarbonizar setores muito difíceis de abater, como indústria e transporte. O calor nuclear pode ser usado diretamente através do aquecimento urbano ou indiretamente através da produção de hidrogênio limpo, água doce e assim por diante”.

Um dos principais desafios para a implantação de novas centrais nucleares, principalmente em países em desenvolvimento, é o financiamento. Como todas as tecnologias de baixo carbono, a energia nuclear é muito intensiva em capital, o que significa que ter acesso a financiamento acessível é fundamental:  “Além disso, o acesso ao financiamento privado será tão importante. Além do apoio de bancos multilaterais de desenvolvimento e agências nacionais de crédito à exportação, ter um forte apoio governamental será muito importante para inspirar confiança aos investidores e para incentivar e atrair investimentos públicos e privados”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of