faixa - nao remover

DIRETORES DA AIEA E DA ROSATOM SE ENCONTRAM NA COP-28 E FALAM SOBRE A GERAÇÃO LIMPA DE ENERGIA E A USINA NUCLEAR NA UCRÂNIA

ROSATOMDe Paris, onde participou dos debates e reuniões durante a World Nuclear Exhibition, na semana passada, Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), um órgão da Organização das Nações Unidas ( ONU), agora está em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para participar de debates e de encontros importantes sobre o tema energia limpa. Um desses encontros foi com o diretor da  Rosatom, Alexey Likhachev. O tema Mudanças Climáticas (COP-28) é bastante comum aos dois por promoverem a energia limpa, como  a nuclear.

Alexey Likhachev confirmou o apoio às atividades da AIEA para promover o “átomo pacífico” como uma fonte de energia sustentável e expressou disposição para continuar o trabalho conjunto nessa direção. A Rússia aderiu à Declaração da Agência e a um grupo de países sobre o papel da energia nuclear na agenda climática. O foco principal das discussões foi nas questões relacionadas à garantia da segurança nuclear da Usina Nuclear de Zaporizhzhia (ZNPP). Em particular, a discussão centrou-se no trabalho da missão da AIEA na usina e na próxima substituição regular dos especialistas da Agência programada para amanhã. Grossi e Likhachev  concordaram em realizar consultas em larga escala em janeiro e fevereiro de 2024.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of