faixa - nao remover

DIRETORES TOMAM POSSE HOJE NA YPF NACIONALIZADA

Hoje, os novos diretores da petrolífera YPF tomam posse na Argentina. Nacionalizada pelo governo da presidente Cristina Kirchner, a nova YPF, controlada antes pela Repsol, conta com 17 novos nomes. Apenas um deles representa a Repsol.

Os noves nomes foram definidos na primeira assembléia geral da empresa, depois da reestruturação. Todos eles são parte do governo federal e das províncias argentinas, com exceção do representante da espanhola Repsol. Quem fica como presidente da companhia reestatizada é o engenheiro Miguel Galuccio (foto), nomeado em pela própria presidente.

O vice-ministro de Economia, Axel Kicillof, continua na mesma cadeira de diretor. Ele foi um dos dois interventores nomeados pelo governo argentino ao expropriar grande parte das ações da Repsol, que indicou Luis Garcia del Rio como representante.

Reestatizada, a empresa deverá seguir nova fase. O vice-presidente Amado Boudou mantém olhos voltados para a Petrobrás. Ele já afirmou que as “alianças estratégicas com o Brasil” farão a Argentina avançar e que contatos com parcerias serão decididos com urgência. Kirchner também avisou que quer uma petrolífera competitiva, profissional e aberta a joint-ventures com firmas públicas ou privadas de capital argentino ou estrangeiro.

Segundo vice-ministro de Economia, a Repsol é responsável pelo déficit de energia na Argentina.  Ano passado, o país perdeu a auto-suficiência no setor e teve que importar energia. Os US$ 10 bilhões investidos são quase equivalentes ao saldo de sua balança comercial.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of