faixa - nao remover

DIRETORIA DA ANP AUTORIZOU INÍCIO DE OPERAÇÃO DE UNIDADES AUXILIARES PARA INTEGRAR GASODUTO ROTA 3 AO POLO GASLUB

symoneA diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) autorizou durante reunião nesta quinta-feira (8) o início de operação de quatro unidades auxiliares do Polo GasLub, o antigo Comperj, localizado em Itaboraí (RJ). O aval dado pelo órgão regulador permitirá a integração do polo com o gasoduto Rota 3, por meio de uma solução técnica chamada de pressurização reversa. As unidades autorizadas hoje foram as seguintes: Coletores de condensado, Sistema de tratamento de condensado de vapor, Sistema de tratamento primário de efluentes e Sistema de tocha.

A pressurização reversa será empregada para permitir a integração do gasoduto Rota 3 ao GasLub, com a abertura de uma válvula submarina que estabelecerá a comunicação do trecho profundo do gasoduto Rota 3, com os demais trechos (raso, ultra raso e terrestre). A abertura da válvula será feita por meio de pressurização em sentido contrário ao da operação usual – isto é, saindo do GasLub para o Rota 3.

A diretora da ANP Symone Araújo, relatora do processo de autorização, frisou que as autorizações não englobam as unidades de processamento de gás natural e de a produção de derivados. Ainda de acordo com a diretora, as Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGN) 1 e 2 ainda estão em fase final de completação mecânica. A UPGN do Polo Gaslub deverá iniciar operação comercial no segundo semestre de 2024 e será a maior do país, com capacidade de processamento de até 21 milhões de m³ por dia. O projeto visa ampliar a infraestrutura de escoamento e o processamento de gás do pré-sal da Petrobrás, que passará de 23 milhões m³ por dia para 44 milhões de m³ por dia.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] Conforme noticiamos ontem (8), um marco importante para o início do projeto foi alcançada, após a Agência Nacional do Petróleo (ANP) autorizar a operação de quatro unidades auxiliares do Polo GasLub, o antigo Comperj, localizado em Itaboraí (RJ). O aval dado pelo órgão regulador permitirá a integração do polo com o gasoduto Rota 3, por meio de uma solução técnica chamada de pressurização reversa. […]