DIRETORIA DA PETROBRÁS AUTORIZA BUSCA DE NOVOS PARCEIROS PARA A BR DISTRIBUIDORA
Os planos para abrir o capital da BR Distribuidora seguem como um dos maiores focos na diretoria da Petrobrás. Buscando vender uma parte de sua subsidiária para fazer caixa e aliviar seu grande endividamento, a companhia autorizou nesta semana a busca de um novo parceiro estratégico para a negociação. A decisão, que deve ainda passar por análise do Conselho de Administração da estatal, demonstra uma clara procura por sócios privados para a venda de ações da empresa em meio à redução do interesse de investidores pelos ativos.
Detentora da maior rede de distribuição do país e estimada em até R$ 40 bilhões, a BR Distribuidora deve seguir os trilhos de muitos outros projetos que vêm sofrendo desinvestimentos da Petrobrás. O objetivo da nova gestão da estatal é obter recursos de forma rápida no mercado de ações, permitindo uma melhora na situação crítica do caixa da empresa. Sob essa meta, os conselheiros da companhia aprovaram, em agosto deste ano, a oferta de ao menos 25% da subsidiária.
A decisão, no entanto, parece ter mudado de percurso. Inicialmente tida apenas como alternativa, a busca por novos parceiros revela um baixo interesse do mercado nos ativos oferecidos pela estatal. A companhia vem buscando traçar novas perspectivas de negócio no setor privado, mas enfrenta dificuldades na atração de investimentos, que tem sido freados, entre outras razões, pela queda no grau de investimento da empresa.
Deixe seu comentário