DISPUTA PELO FORNECIMENTOS DE NAVIOS NO PORTO DE SANTOS JÁ PREOCUPA AS EMPRESAS | Petronotícias




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DISPUTA PELO FORNECIMENTOS DE NAVIOS NO PORTO DE SANTOS JÁ PREOCUPA AS EMPRESAS

ccccUma disputa judicial entre empresas contratadas para o fornecimento de combustível aos navios que atracam no Porto de Santos já está prejudicando o fornecimento. Até a primeira quinzena deste mês, a empresa Navemestra era a empresa responsável pelas embarcações que forneciam combustíveis. Em junho, a Petrobrás iniciou o processo para a escolha de uma outra empresa.  A vencedora foi a SC Transportes.  No entanto, uma liminar suspendeu a contratação da SC Transportes, que deveria ter começado a operar na última quarta-feira( 20). O pedido foi feito pela Navemestra, que questionou a capacidade técnica da empresa contratada para o serviço. Faltava  a vistoria que gera o certificado de conformidade da DPC (Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil) e as vistorias da própria Petrobrás. Por isso, a justiça concedeu a liminar. A Capitania dos Portos de  São Paulo já  vistoriou as embarcações, mas   a Transpetro fez apenas quatro das seis vistorias previstas.

Este fato vem preocupando os agentes marítimos que atuam no cais santista. O temor gira em torno da possibilidade de atrasos ou reduções nos volumes de bunker oferecidos pela Petrobrás. O diretor-executivo do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), José Roque, considera a situação é preocupante porque, devido à disputa judicial, e a consequente suspensão da empresa escolhida, a Petrobrás está vendendo quantidades menores de combustível, pois as barcaças utilizadas para o transporte dos produtos apresentam uma capacidade inferior de transporte desses líquidos. Essa situação está gerando insegurança aos armadores e aos agentes, podendo prejudicar o tempo de navegação dos navios, por atraso ou redução da quantidade de combustível.  Há o risco de que embarcações deixem o Porto sem combustível para as viagens subsequentes, o que pode afetar a segurança na navegação. Os navios de longo curso não têm opção alguma, já que saem direto para o exterior e necessariamente têm que ser abastecidos em Santos.

O combustível utilizado no abastecimento dos navios que atracam em Santos fica armazenado em tanques da Transpetro, localizados nas instalações da empresa na Cidade e em Cubatão. As unidades são interligadas por cinco dutos – cada um com dez quilômetros de extensão. Com essa rede, eles ainda ficam conectados à Refinaria Presidente Bernardes, também em Cubatão. Para que um navio seja abastecido, o pedido tem de ser apresentado com 7 a 10 dias de antecedência.

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