faixa - nao remover

ELETROBRÁS CONTRATA SIEMENS PARA MODERNIZAR SISTEMA DE SEIS DISTRIBUIDORAS

Aurélio Madureira

A Siemens vai fornecer e instalar a estrutura de medição digital do consumo de energia elétrica para a Eletrobrás. A companhia alemã venceu a licitação do serviço e terá o contrato, de aproximadamente R$ 230 milhões, assinado na próxima segunda-feira (09). O sistema será instalado apenas em distribuidoras do Norte e Nordeste. A estimativa é de que 120 mil unidades consumidoras serão atendidas diretamente, podendo chegar a 600 mil clientes.

A tecnologia permite que a rede elétrica fique livre de furtos e fraudes de energia. As perdas comerciais, atualmente uma das maiores dores de cabeça das distribuidoras da Eletrobrás, serão reduzidas. O diretor de distribuição da companhia, Aurélio Madureira (foto), afirmou que este monitoramento deixa a estatal mais preparada para evitar estas perdas.

A Amazonas Energia é a líder de perdas entre as seis distribuidoras atendidas pelo sistema, com 39,20% de perdas sobre o total de energia fornecida pela empresa. Atrás da empresa do Amazonas vem a distribuidora do Piauí com 17,07%, Alagoas tendo 14,83%, Acre, 13,54%, Rondônia, 12,75% e, por fim, Roraima registrando 5,98% de perdas comerciais.

O contrato foi celebrado com recursos de um acordo com o Banco Mundial, dentro do projeto “Energia +”, criado pela Eletrobrás para aumentar sua performance operacional e financeira e a governança das distribuidoras. Estão no consórcio com a Siemens a Telemont Engenharia de Telecomunicações e a Itron Soluções para Energia e Água.

A Siemens vem investindo na área de redes inteligentes há um tempo, tanto que já conta com um centro de pesquisa para o segmento recém-inaugurado em Belo Horizonte. A origem da unidade foi a startup brasileira Senergy, adquirida pela companhia alemã em 2012.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
SIEMENS ASSINA CONTRATO DE R$ 230 milhões | Setor da Construção e região do COMPERJ | ITAVAGAS Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] LEIA MAIS… http://www.petronoticias.com.br/archives/64281 […]