DISTRIBUIDORAS PEDEM QUE CUSTO COM TÉRMICAS SEJA REPASSADO AO CONSUMIDOR
A geração de energia térmica tem um alto custo, e isso não é novidade alguma, principalmente para quem atua no setor. Por isso, as distribuidoras estão correndo atrás dos montantes perdidos e iniciaram uma campanha de mobilização para sensibilizar o governo federal e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O principal objetivo das empresas é repassar aos consumidores, de imediato, todos os custos para ligar as térmicas. Para que a proposta seja aceita, a diretoria da Aneel precisa fazer uma avaliação. Depois, deverá ser encaminhada uma proposta oficial ao Ministério de Minas e Energia. Além disso, é necessário que haja concordância com o Ministério da Fazenda.
A Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) já colocou as contas na ponta do lápis e calculou que o custo com a geração térmica poderia chegar a R$ 5 bilhões se considerados os meses de outubro de 2012 a abril de 2013.
Outra solução apontada para a contenção dos gastos seria a concessão de empréstimos subsidiados, atentando aos limites de endividamento (das distribuidoras). Como o início dos reajustes tarifários se dá já no próximo mês, as empresas correm contra o tempo, já que até a data do reajuste, elas são as responsáveis pelos custos das distribuidoras, que é cobrado por meio de um encargo denominado Encargo de Serviço e Sistema (ESS).
Deixe seu comentário