DIVISÃO DE ENGENHARIA DA ROSATOM RECEBE O PRIMEIRO EQUIPAMENTO DE GRANDE PORTE PARA OBRAS DE USINA NUCLEAR NA HUNGRIA
O canteiro de obras das novas unidades de energia da central nuclear Paks-2 NPP, na Hungria, recebeu nesta semana o seu primeiro equipamento de grande porte. Trata-se do coletor de núcleo, que faz parte do sistema de segurança passiva da usina. Os componentes foram transportados da Rússia por via fluvial, de Volgodonsk, na Rússia, até Paks. A viagem durou 48 dias, com um total de 3200 km percorridos pelas embarcações.
O projeto Paks-2 NPP está sendo implementado com base no Acordo Intergovernamental Russo-Húngaro, firmando em janeiro de 2014, e em três contratos básicos para a construção da nova usina nuclear. A licença principal para a construção da usina foi emitida pela autoridade reguladora húngara em agosto de 2022. A Paks II NPP, com duas unidades de energia VVER-1200 de geração 3+, será construída em regime de turn-key. O empreiteiro geral do projeto Paks-2 NPP é a JSC Atomstroyexport (Divisão de Engenharia da estatal russa Rosatom).
“É simbólico que o primeiro equipamento de grande porte que chegou ao canteiro de obras da Paks-2 NPP seja um elemento do sistema de segurança passiva. Assim, a confiabilidade e segurança da nova usina nuclear húngara são garantidas muito antes do início de sua operação. Estamos fazendo todos os esforços para que no final de 2024 – início de 2025 possamos iniciar a construção das unidades de energia e a subsequente instalação do coletor de núcleo – um importante elemento do sistema de segurança passiva da nova usina nuclear húngara”, disse o vice-presidente da JSC Atomstroyexport, Vitaly Polyanin.
A vida útil garantida das novas unidades de energia húngaras é de 60 anos. A Paks II NPP é o primeiro projeto russo na União Europeia. A licença de construção obtida confirma que as unidades de energia VVER 1200 de geração 3+ projetadas na Rússia atendem aos requisitos internacionais e europeus de segurança mais rigorosos. A Paks NPP opera 4 reatores VVER-440, que geram mais da metade da eletricidade produzida na Hungria.
Os trabalhos preparatórios para a construção da Unidade 5, para a qual o coletor de núcleo é destinado, estão sendo realizados de acordo com o cronograma. Atualmente, a estabilização do solo está em fase de conclusão, e a preparação para a extração de terra da escavação até a elevação de design de 23 metros está em andamento, o que é uma pré-condição para o início da preparação da laje de fundação e os subsequentes trabalhos de grande escala para a construção da nova instalação de energia.
O coletor de núcleo, dispositivo para captura do material do núcleo derretido, é um projeto russo e um elemento mais importante do sistema de segurança das usinas nucleares de geração 3+. É uma estrutura em forma de cone feita de aço termicamente resistente. O coletor de núcleo é instalado na parte inferior do poço de concreto do reator, diretamente sob o reator. Ele é preenchido com o chamado material sacrificial que, em uma eventual situação de emergência, impede que o material radioativo derretido do núcleo do reator escape para o meio ambiente.
Deixe seu comentário