DOCAS DO RIO DE JANEIRO VAI INVESTIR R$ 3 BILHÕES PARA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO TERMINAL DE MINÉRIOS EM ITAGUAÍ

Porto de Itaguaí 4A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) anunciou um projeto para  a implantação de mais um terminal para exportação de granel sólido mineral no Porto de Itaguaí. O novo empreendimento, que será implantado em uma área de 312.514m², vai receber investimentos na ordem de R$ 3 bilhões e aumentar a capacidade de escoamento de minério de ferro pelo porto em cerca de 30 milhões de toneladas por ano. Os diretores e gestores da Autoridade Portuária acompanharam a visita realizada pela equipe técnica do Ministério da Infraestrutura (MInfra) e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), que está realizando um estudo referente ao futuro arrendamento denominado ITG-02, conhecido como ‘área do meio’, com término previsto neste primeiro  semestre. O gerente de Estruturação de Projetos da EPL, Fernando de Castilho, explicou que o estudo avalia a dinâmica do mercado da região e analisa a capacidade instalada para armazenagem e movimentação de cargas no complexo portuário. “O trabalho também apresentará o potencial de demanda do terminal e as soluções de engenhariaVisita técnica EPL e SNPTA necessárias para o empreendimento, além da modelagem econômico-financeira”, explicou.

A Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários tem conduzido o projeto como prioritário, segundo o coordenador-geral de Modelagem de Arrendamentos Portuários da SNPTA, Alessandro Marques:Existe uma expectativa de que, ainda no primeiro semestre de 2022, o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos qualificará o projeto ITG-02 como prioridade nacional”.  Considerando as diversas etapas que devem ser cumpridas pelo MInfra para o arrendamento de uma instalação portuária, a exemplo da realização de consulta e audiência públicas e análise do projeto pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Alessandro Marques informou que a meta da SNPTA é publicar o Edital de Licitação no último bimestre deste ano, com realização do leilão primeiro no trimestre de 2023. Já o início das operações está previsto para 2028.

Porto de ItaguaíO novo terminal será mais uma opção para o escoamento do minério da área de influência do Porto de Itaguaí, aumentando a capacidade e a atratividade do complexo portuário, e vai ampliar a competitividade brasileira no comércio exterior, gerar empregos para a região e melhorar a situação econômica, com mais receitas tanto para a companhia como para o Estado do Rio de Janeiro”, disse o diretor-presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira.

Já o Diretor de Negócios e Sustentabilidade da Docas do Rio, Jean Paulo Castro e Silva, afirmou que “este projeto de um novo grande terminal de minério em Itaguaí demonstra a importância desse porto para o escoamento da produção do Quadrilátero Ferrífero e o consolidará como o principal complexo portuário do país na exportação de uma das mais importantes ‘commodities’ do nosso comércio exterior”.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Paulo rosa de oliveiraRENATA SESSA DE OLIVEIRA Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
RENATA SESSA DE OLIVEIRA
Visitante
RENATA SESSA DE OLIVEIRA

BOA TARDE, MEU NOME É RENATA SESSA DE OLIVEIRA, POLICIAL PENAL. QUERIA UMA INFORMÇÃO, ONDE EXATAMENTE SERÁ CONSTRUIDO ESSE PORTO, SOU MORADORA DE COROA GRANDE, MORO NO BAIRRO VILAR DOS COQUEIROS E ESTE FOI ERGUIDO NUMA ÁREA QUE PERTENCE A EMPRESA DOCAS-RJ. E ESTAMOS APREENSIVOS COM A POSSIBILIDADE DE SAIR DA ÁREA. SERÁ QUE É POSSIVEL RECEBER ALGUMA INFORMAÇÃO?

DESDE JÁ AGRADECO

Paulo rosa de oliveira
Visitante
Paulo rosa de oliveira

Sou morador de coroa grande.no bairro Vilar dos coqueiros um loteamento registrado em 1951antes de comprar o terreno Eu fui a prefeitura é pegue o ônus reais .tava liberado .são 4 casas dívidas lote 17.Da rua 22