Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

MORO CONDENA DONO DA ENGEVIX A 19 ANOS DE PRISÃO

gerson almadaO martelo da Operação Lava-Jato pesa mais uma vez sobre o alto escalão de empreiteiras. O novo alvo da vez é o dono da Engevix, Gerson de Mello Almada (foto), que foi condenado nesta segunda-feira (14) a 19 anos de prisão e ao pagamento de uma multa ainda a ser calculada. Envolvido em esquemas de propina junto a contratos da Petrobrás, o executivo foi sentenciado por crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.

O executivo havia sido preso em novembro do ano passado, e desde abril deste ano vinha cumprindo prisão domiciliar. Há cerca de dois meses, recebeu autorização da Justiça para retornar a suas funções na Engevix. Agora, Almada está proibido de trabalhar em companhias que mantenham contratos com o poder público.

A empreiteira é acusada de ter efetuado pagamentos a empresas do doleiro Alberto Youssef, que então repassava o valores em propina ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa. Tanto Youssef quanto Costa foram condenados na sentença, com penas de 19 anos e dois meses e 14 anos e 10 meses, respectivamente.

Ligado à GFD Investimentos, empresa de Youssef, o executivo Carlos Alberto Pereira da Costa também foi condenado. Ele foi sentenciado a 14 anos e 10 meses de reclusão, mas teve sua pena reduzida em dois anos..

A Justiça absolveu os demais executivos da Engevix – Newton Prado Junior, Luiz Roberto Pereira e Carlos Eduardo Strauch Albero – por falta de provas de que teriam agido com intenção. O operador do doleiro Youssef, Enivaldo Quadrado, também foi absolvido por evidências insuficientes de que teria participado de operações de propina e lavagem de dinheiro.

Em seu despacho, o juiz Moro recomendou à Engevix que busque acordo de leniência junto ao Ministério Público Federal (MPF).

Inscrever-se
Notificar de
guest
6 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
jalannes
jalannes
9 anos atrás

A mãe dele, esposa e filhos devem achar que a justiça, foi injusta com o renomado executivo, enquanto a mãe chora pelo coitado, que estudou tanto, se esforçou tanto, que ganhou tanto dinheiro e foi pego com a mala na mão, para entregar em Brasilia… A falta de civilidade, a deformação moral de um cidadão, não é diretamente proporcional a escolaridade e tão pouco, aos bens adquiridos, mesmo que por seus antepassados.

LEandro
LEandro
9 anos atrás

Lindo!

Anderson santos
Anderson santos
9 anos atrás

Bom dia Sr. leitores é bom saber que esta sendo eclarecido tudo o que precisava ser esclarecido, o pais tomou outro rumo da noite pro dia , a vida de mas de 24mil que eu diretamente conheço mudou , devido a justiça feita, assim diz muintos , a midia fala das prisões e apreenções , porem não falam dos afetados como nos trabalhadores do ramo naval e seus seguimento , se falam é superficial não mostram a real situação fisica e psicologica que estamos enfrentando, sou funcionario da engevix e a cada manhã que saimos de casa não sabemos se… Leia mais »

Mandacaru
Mandacaru
9 anos atrás

Caro Anderson, Apesar de achar que te conheço, pois também passei pela Ecovix, nunca consegui entender, por qual motivo os capetas acharam de construir um polo naval, em uma cidade mais antiga que o RJ, 34 anos onde hora o frio hora a chuva e hora o calor da cidade e somando-se o vento, mais as aguas rasas, dunas e assoreamento, tiveram a infeliz ideia de levar este tipo de atividade para onde foi. A cidade de cerca de 170.000 habitantes, alem de conservadores, são simples agricultores e pescadores, somados ao comercio rudimentar… A distancia da capital são 5 horas,… Leia mais »

Hermann Graf
Hermann Graf
9 anos atrás

Caro Anderson e Mandacaru, O que levou a criação de um pólo naval em Rio Grande, não foi por questões estratégicas ou logísticas para a atividade offshore. Muito menos por saturação dos demais estados. Foi POLITICAGEM barata. Foram negociatas e arranjos para premiar empresa comprometida em com o caixa do PT em São Paulo. Ná época, idos de 2005, falava-se desse projeto, com o intuito, de resgatar ou uniformizar a indústria naval no país. Ora bolas! O estado do Rio de Janeiro, tinha, e com um custo bem menor, atender as demandas da Petrobras. Outros pólos navais também, como; Itajaí,… Leia mais »

Mandacaru
Mandacaru
9 anos atrás

Obrigado pelos esclarecimentos… Como não tenho um fw 23, embarquei em um br 160 mesmo, para essa desventura. Encontrei um povo simples e desconfortável, com a mudança de hábitos, da cidade. E nós acreditando em 10 anos de trabalho, e que ficaria Para a história participar do desenvolvimento e crescimento da região. Até hoje a pioneira da Escravix não foi entregue e está em Angra, o dinheiro acabou e o banco Pactual diz querer assumir com um desconto de 37%. Só quem esteve dentro do alto escalão desse empreendimento, Sabia que teria que roubar RÁPIDO, o queijo era grande, mas… Leia mais »