DOS TREMORES DO SOLO JAPONÊS À INFRAESTRUTURA DE ÓLEO E GÁS
Por Rafael Godinho / Petronotícias
Empresa de origem japonesa, a Kanaflex nasceu em 1952 como solução para dutos subterrâneos num país de constantes tremores. Em vista disso, a companhia desenvolveu, nos anos 80, o produto Kanalex, que é um duto corrugado em polioetileno de alta densidade (PEAD). Resistente às movimentações do solo japonês, se tornou também alternativa para a infraestrutura industrial. “O Kanalex, que era apenas uma solução para o Japão, se transformou numa grande solução mundial para proteção de cabos subterrâneos”, disse Paulo Lima, supervisor de vendas, na divisão de infraestrutura da empresa. “É a única empresa de tubulação do Brasil com o serviço de pós-venda, que é gratuito”, afirmou.
De acordo com Paulo Lima, a Kanaflex fornece dutos para todas as concessionárias de energia, como Light, Eletropaulo e CPFL; operadoras de telecomunicações como Oi, Vivo, Tim e Claro, e construtoras como Camargo Correia, Andrade Gutierrez, OAS, Queiroz Galvão, UTC e Galvão Engenharia. No setor de óleo e gás, a empresa produz principalmente para a Petrobrás. “No 13º Encontro Internacional de Energia, recebemos a presidente da Petrobrás, Graça Foster. Ela nos passou muita confiança e seriedade. Quer fazer da Petrobrás uma empresa muito mais competitiva”, declarou.
Paulo Lima demonstrou expectativa positiva com o segmento de óleo e gás, que ocupa a terceira posição no faturamento da empresa, depois do setor de construção civil e do energético. “Costumo dizer que é um processo irreversível: o óleo do pré-sal não vai evaporar. Ele está lá, só esperando maior velocidade na produção de sondas e maior ritmo de exploração”, afirmou. No entanto, ressaltou a importância das indústrias acompanharem as metas da estatal.
Perto de completar 40 anos, a filial brasileira foi fundada em 1973. Presidida por Tsutomu Nakabayashi, que veio ao Brasil ainda jovem, a empresa de capital aberto tem sua sede brasileira em Cotia, São Paulo, e possui 400 funcionários. Sobre a feira Rio Oil & Gas 2012, que aconteceu entre os dias 17 e 20 de setembro, Paulo Lima observou um crescimento de 200% na participação da Kanaflex dentro do evento, em comparação às duas vezes anteriores em que foi representada.
Deixe seu comentário