DUAS EMPRESAS INDIANAS CONCLUEM QUASE AO MESMO TEMPO DOIS GERADORES DE VAPOR PARA USINAS NUCLEARES NO PAÍS
Duas empresas indianas de engenharia – Bharat Heavy Electricals Limited (BHEL) e Larsen & Toubro (L&T) concluíram a fabricação de dois geradores de vapor destinado à instalação em um reator de água pesada pressurizada (PHWRs) de 700 MWe projetados na Índia. A BHEL comemorou o envio do 42º gerador de vapor nuclear fabricado pela empresa. O componente está destinado a ser instalado na usina nuclear de Rajasthan da Nuclear Power Corporation of India (NPCIL). O gerador de vapor sinalizado feito pela L&T é o quarto feito para os PHWRs que estão planejados para construção em Gorakhpur e foi concluído seis meses antes do previsto. A BHEL disse que é parceira há mais de quatro décadas no desenvolvimento do programa de energia nuclear da Índia, projetando, fabricando, testando e fornecendo componentes como cabeças de reator, geradores de vapor, geradores de turbina a vapor, trocadores de calor e vasos de pressão.
Doze dos 18 PHWRs indígenas em operação estão equipados com grupos geradores de turbina a vapor fornecidos pela BHEL. Em um comunicado, a empresa disse que “A BHEL comprovou sua capacidade como projetista e fabricante de equipamentos laterais primários (conectores de reatores, protetores finais, etc.) e secundários (turbina, gerador, trocadores de calor, etc.) para projetos de energia nuclear.” Os primeiros quatro PHWRs de 700 MWe projetados na Índia estão sendo construídos em Kakrapar e Rajasthan – também conhecido como RAPP. Outros reatores estão planejados em Gorakhpur, Chutka, Mahi Banswara e Kaiga.
A NPCIL encomendou os geradores de vapor das duas unidades Rajasthan – RAPP 7 e 8 – com a BHEL em 2009, através de uma licitação limitada. Em julho de 2021, a empresa foi contratada pela NPCIL para fornecer 12 geradores de vapor para PHWRs pressurizados de 700 MWe a serem construídos em quatro locais no país e, no final do ano, recebeu um pedido de US$ 1,5 bilhão para ilha de turbina engenharia, aquisição e construção de seis unidades de energia nuclear a serem construídas em Gorakhpur e Kaiga.
Deixe seu comentário