MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS RECEBERÁ PÓLO DE NAVIPEÇAS ATÉ 2015
O município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, será alvo de uma iniciativa pioneira na América Latina. Receberá investimentos para a criação de um pólo de navipeças que deverá atrair empresas fornecedoras de equipamentos para estaleiros. Com saída para a Baía de Guanabara, o bairro receberá R$ 250 milhões do Estado e R$ 1,5 bilhão em investimentos totais. A expectativa é de cinco mil empregos diretos assim que começar a ser implementado, entre 2013 e 2015.
O pólo vai ser uma espécie de condomínio industrial com grande ênfase no modal hidroviário, facilitando a logística.A escolha do município se deu, principalmente, pelo rápido acesso à Baía de Guanabara, que possui 19 estaleiros instalados. Com o pólo criado, as empresas fornecedoras poderão transportar carga e equipamentos para os estaleiros, diminuindo o trânsito.
De acordo com Alexandre Gurgel, diretor da Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin), o problema está no transporte terrestre, especialmente para o acesso a estes estaleiros na Baía. Eles foram implantados há muitos anos em locais com o sistema viário muito comprometido e sacrificado, e com restrições físicas importantes para carga pesada.
Um memorando já foi assinado para a criação do polo de navipeças que terá quatro mil milhões de metros quadrados. Segundo Julio Bueno (foto), secretário de Desenvolvimento Econômico, grandes empresas nacionais e internacionais da indústria offshore tem demonstrado interesse pelo Rio. Elas querem se instalar na cidade por conta do pré-sal. Bueno disse que o Rio tem “vocação histórica para atender a maior parte desta demanda” e que o interesse destes investidores é natural.
Deixe seu comentário