DURANTE EVENTO NO RIO, MAGDA CHAMBRIARD FAZ ACENOS À INDÚSTRIA NACIONAL E FALA SOBRE PARCERIAS NO SETOR DE ETANOL
A presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, voltou a fazer acenos para a indústria nacional ao mencionar que a companhia está “pisando no acelerador”. Durante o Fórum Brasil de Energia, realizado hoje (4) na sede da Firjan, no Rio de Janeiro, a executiva lembrou que recebeu uma “encomenda” do governo para impulsionar o PIB do país.
“Não podemos crescer sozinhos, precisamos da indústria nacional e internacional para nos atender prontamente […] Estejam preparados [indústria], porque estamos pisando no acelerador”, declarou Magda.
Ela mencionou que a Petrobrás deve realizar novos investimentos em exploração e produção de óleo, refino, fertilizantes e transição energética. “Teremos muita coisa no refino e na transição energética em 2025, tanto em investimento para expansão quanto em manutenção de refinarias. Pretendemos investir na ampliação de capacidade“, declarou.
Especificamente sobre refino, segmento que deve receber US$ 19,6 bilhões de investimentos da petroleira nos próximos cinco anos, Magda lembrou do início da operação da Unidade de Abatimento de Emissões Atmosféricas (SNOX) da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Com isso, a produção da planta foi ampliada em 25 mil barris por dia. Além disso, haverá o revamp do trem 1, que adicionará 15 mil barris por dia de capacidade. No ano passado, a estatal também lançou as licitações para a construção do trem 2 da refinaria.
Sobre o setor de biocombustíveis, Magda afirmou que a companhia está olhando com muita atenção para biocombustíveis e etanol. Na divulgação do Plano de Negócios 2025-2029, em novembro do ano passado, a empresa revelou que retornaria ao mercado de etanol e que já buscava parcerias com companhias que atuam no setor. “Temos cinco ou seis empresas com as quais estamos conversando”, disse a presidente da Petrobrás durante o evento de hoje. “Etanol será uma realidade, biodiesel será uma realidade”, concluiu.
Deixe seu comentário