EATON REÚNE PROFISSIONAIS DA MINERAÇÃO E SIDERURGIA PARA REVELAR LINHA DE PRODUÇÃO
Especialistas do setor de mineração e siderurgia estão conhecendo hoje a linha de soluções integradas que a Eaton produz para este mercado. A empresa que fornece soluções de painéis eletrônicos e sala elétrica para mineradoras a mais de 15 anos quer mostrar que tem muito mais a oferecer. Para mostrar seu portifolio integrado, a multinacional americana tem organizado o “techday”, uma série de palestras gratuitas direcionadas para as específicas áreas onde a Eaton atua. O evento que ocorre em Belo Horizonte recebe a presença de convidados das maiores mineradoras e siderúrgicas do país. O repórter Estephano Sant’Anna conversou com Francis Kusznir, gerente de comunicação da Eaton na América do Sul, sobre o objetivo do evento e as soluções integradas oferecidas.
Como a Eaton tem atuado no mercado de mineração e siderurgia?
A Eaton já tem vendido e alcançado ótima representação no mercado de mineração e siderurgia através de uma divisão elétrica já conhecida. Essa divisão tem vendido para as mineradoras e epcistas as soluções de painéis eletrônicos e sala elétrica, que chamamos de “eletrocenters”. São salas programadas para suprir a necessidade de distribuição de energia. Um dos maiores diferenciais é que essas salas são móveis e para as mineradoras essa flexibilidade é um ponto mais que positivo, pois ela continua distribuindo energia para a as subestações da mina. A Eaton trabalha com isso a mais de 15 anos.
E a Eaton tem algo diferente a ser mostrado no evento?
Com certeza. O mercado já conhece bem toda essa parte de soluções da Eaton. O que o mercado não conhece são nossas soluções completas de gerenciamento de energia. Atuamos em três áreas. Duas delas são novas, o mercado vai conhecer. Aí é que está o segredo.
Você pode adiantar quais são essas duas?
São soluções para a área hidráulica e mecânica. A parte de hidráulica, para a mineradora, implica uma série de diferentes aplicações. A Eaton faz mangueiras de alta pressão, bombas hidráulicas e vários equipamentos como soluções de engenharia que são usadas como transporte dentro da própria empresa. Só que as mineradoras não sabem que a gente tem todo esse porte. Quanto à parte mecânica, ela vem no formato de transmissões, embreagens, diferenciais locantis e sistemas de filtragem para veículos fora de estrada. Esta também é outra área que boa parte do mercado de mineração não sabe que existe na Eaton. A ideia é expandir esse conhecimento de soluções integradas da Eaton.
O que mais vocês produzem para este mercado específico?
Temos uma série de vantagens específicas para ambientes agressivos, como ambientes de mineração. Temos também um conjunto de soluções com embreagens super- duráveis justamente para veículos nessa área de mineração. Trabalhamos com todo o sistema de filtragem aplicados em veículos fora de estrada para aumentar a vida dos componentes hidráulicos além de um sistema que permite a troca de um filtro danificado sem ter que parar toda a produção, como hoje é feito.
Como nasceu a ideia do evento?
Estamos trabalhando com esse tipo de eventos, o techday, desde os últimos seis meses. É um investimento forte no mercado. Ano passado fizemos um evento voltado para equipamentos do setor de agricultura. Começamos com eles e agora nosso foco é a mineração e siderurgia.
Algum desses eventos será voltado para a área de óleo e gás?
Sim, e ocorrerá ainda este ano. O foco da empresa para 2012 é trazer todos esses clientes para conhecer essa gama de energia total. Estamos sempre fazendo pesquisas para entender o que o mercado está procurando e como a Eaton tem suprido essa necessidade. Não é simplesmente mostrar mil produtos e dizer: ‘Vem e compre aqui’.
O que essas pesquisas tem revelado?
Entre os dois maiores problemas estão os custos elevados e a dificuldade de receber equipamentos de fornecedores com a agilidade necessária. As empresas trabalham com uma grande cadeia de fornecedores e precisam continuar entregando soluções seguras e interessantes. A quantidade de contatos e falta de agilidade se torna um grande problema.
Como o evento foi programado?
O Tech Day Mineração está começando hoje, no Hotel Mercure Lourdes. Será uma manhã e tarde de palestras técnicas e, no fim do dia, a gente encerra com um coquetel e networking. O mais interessante é que estamos juntando um público ótimo, gratuitamente, no mesmo lugar e no mesmo dia, para dar uma gama de treinamentos técnicos. O evento é em Belo Horizonte porque queremos atingir a maior parte deste mercado. É mais fácil para o cliente. Se amanhã os clientes do setor se mudarem para qualquer outra área do país, será exatamente para onde iremos.
Deixe seu comentário