EBSE USA NOVA TECNOLOGIA PARA MONTAR A ÁRVORE DE NATAL NO OUTEIRO DA GLÓRIA NO RIO DE JANEIRO
A Irmandade Imperial do Outeiro da Glória está preparando-se para inaugurar na segunda-feira (11) a sua árvore de Natal, que já entrou para o calendário turístico da cidade. A inauguração está marcada para às 19 horas com uma missa a ser rezada pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. Este ano, a missa que vai inaugurar a árvore e o presépio também será em homenagem e à memória do provedor do Outeiro, o empresário Renato Abreu (foto à direita), que morreu no último dia 30. Este ano, além do presépio especial construído em sua base, a árvore, com montagem em aços tubulares, um presente da empresa EBSE Soluções de Engenharia, terá uma iluminação especial, composta por 100 mil microlâmpadas no total, fazendo vários desenhos especiais.
Os visitantes poderão conhecer a árvore em uma experiência única no ambiente do presépio, podendo observar por dentro a grandiosidade do projeto. Com 4 cenas e mudando as cores e os efeitos, foram utilizadas microlâmpadas em toda estrutura do cenário, com uma tecnologia de ponta. Os Anjos e as Pombas da Paz são as “estrelas” da árvore como os grandes símbolos natalinos desse ano. Os Anjos exercem o papel de mensageiros de Deus e anunciam ao povo o nascimento de Jesus. A Pomba simboliza a paz entre Deus e os homens. Esse ano também foi iluminada a Igreja do Outeiro em uma composição especial. Logo depois de inaugurada, a árvore de natal poderá ser visitada pelo público, que a cada ano aumenta, atraído também pela beleza de um local histórico e milenar da cidade.
A árvore acabou de ser montada por um grupo de profissionais da empresa, em um projeto do engenheiro e diretor da EBSE, Alexandre Braga: “Esse momento já é uma tradição do Rio de Janeiro. O projeto é de uma árvore modularizada, uma estrutura toda em aço feito pela EBSE, leve, com características especiais de suportação, porque o Outeiro da Glória é um monumento preservado e não podemos fazer um sistema de ancoragem furando o chão. Por isso, criamos um sistema de contrapeso, que sustenta a árvore contra rajadas de vento, o peso dela e tudo mais. Fazemos isso, sem agredir as pedras centenárias do piso do Outeiro, que é preservado pelo Iphan. A árvore é dividida em quatro módulos, o que facilita a sua montagem. Hoje ela é toda montada em três, quatro dias pela equipe de liderada pelo nosso engenheiro Maurício Noronha e entregue para empresa que contratamos a cada ano para fazer a iluminação.”
A nova iluminação da árvore de quase 30 metros de altura, já está testada e pronta para que tudo esteja funcionando na segunda-feira. E este ano ela está bem diferente da do ano passado e ainda mais bonita, proporcionando inclusive uma iluminação indireta do prédio da igreja do outeiro. É também uma resposta ao número de visitantes que aumentou muito acima do esperado. Este ano, acredita-se que haverá um recorde de pessoas.
O Presidente da EBSE, o empresário Marcelo Bonilha, disse que este ano a árvore de natal também será em homenagem ao amigo e provedor da Irmandade, Renato Abreu, que morreu há poucos dias: “Na verdade, a ideia de criação desta árvore é do Renato, que lançou este desafio para EBSE. Fazer a árvore com um presépio, que se pudesse vê-la em destaque com uma iluminação especial, respeitando todas as regras previstas pelo Instituto do Patrimônio Histórico. Nossa equipe projetou, construiu e, com a ajuda dele, pudemos ter a honra de dar este presente para a Irmandade Imperial do Outeiro da Glória e para a nossa cidade. Ele merece todas as homenagens. Por isso, creio, que o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, também fará toda reverência à sua memória.”
Para lembrar, a Igreja do Outeiro da Glória foi inaugurada em 1739 e é um patrimônio histórico tombado. Nada poderia interferir na construção da igreja e nem em seu pátio. O projeto usou os mesmos conceitos que a EBSE usa há mais de 111 anos nos seus serviços para a indústria. A árvore de natal mede quase 30 metros e pesa cerca de 10 toneladas. Para isso, foi montado um piso de areia para que sua base ficasse instalada de forma a não ter contato com as pedras do pátio da igreja. E assim foi feito.
Deixe seu comentário