faixa - nao remover

ECO FIBER ANUNCIA ASSOCIAÇÃO COM CHINAGRATE E IRÁ EXPORTAR A PARTIR DE 2013

A Eco Fiber, empresa de Engenharia de Compósitos, anunciou uma associação com a chinesa Chinagrate, uma das maiores produtoras de compósitos mundial. A empresa chinesa, uma das únicas três autorizadas pela guarda costeira dos Estados Unidos a comerciar no país, busca explorar futuramente o mercado brasileiro e já iniciou, em parceria com a Eco Fiber, a construção de uma nova planta no interior do estado do Rio de Janeiro. Para saber mais sobre esta associação, o repórter André Dutra conversou com o Diretor Geral da Eco Fiber, José Ruas.

Qual era a situação da Eco Fiber antes da associação?

Nós éramos uma empresa de pequeno porte, porém estávamos entre as três maiores fornecedores de compósitos no Brasil, inclusive fornecendo para a Petrobrás, onde temos cadastro CRCC.

E o que mudou após o acordo com a Chinagrate?

Muita coisa. Certamente agora nós iremos passar ao posto de maior fornecedora de compósitos no Brasil. Já está sendo construída uma nova planta em Paracambi (RJ), que terá uma produção em larga escala, aproximadamente o dobro de todos os nossos concorrentes somados. Além disso, nós passaremos a exportar, atendendo mercados da América Latina e também os Estados Unidos, graças à Chinagrate, que tem neste país o seu maior mercado.

A Chinagrate irá introduzir alguma nova tecnologia no Brasil?

Sim. Não é exatamente um produto novo, mas sim uma nova técnica de produção que utiliza equipamentos mais modernos, chamada de “new pultrusion” ou nova pultrusão, que consiste em um método de fabricação de compósitos com resinas poliméricas. Está técnica nos permitirá ter um produto de alta qualidade e preço extremamente competitivo, o que é importante para a exportação.

No acordo com a Chinagrate, qual a parte da Eco Fiber no negócio?

Principalmente mercado. Nós já temos um mercado definido aqui no Brasil, mas além disso também somos nós que daremos a possibilidade da produção com o índice de conteúdo local. Este inclusive foi um dos requisitos durante o acordo: que seja tudo produzido no Brasil e com matérias primas brasileiras. Sobre o acordo, é uma associação 50% – 50%, na qual a Chinagrate irá entrar com o mercado exterior e também com cerca de 320 toneladas em equipamentos que serão utilizadas na nova unidade fabril que já está em construção.

Quando a nova fábrica irá começar a operar? A partir daí já vai haver exportação?

A fábrica está prevista para entrar em operação no mês de março do ano que vem, assim como um galpão de 8 mil m² para armazenamento de produção que já está em fase de construção. Quanto à exportação, ainda não temos uma data para início, mas estimamos que 30% da produção, já com a nova fábrica em operação, deve ser direcionada para o exterior.

4
Deixe seu comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Thaisa Mara da Rocha Lealraimundorafaelmarcos mariano do nascimento Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
marcos mariano do nascimento
Visitante
marcos mariano do nascimento

FICO FELIZ EM SABER DOS PROJETOS DA EMPRESA, TEM TUDO PARA CRESCER E ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS,VAMOS LA BONS NEGOCIOS!!!!!!!!!!!

rafael
Visitante
rafael

gostaria muito de ter uma oportunidade nesta empresa !!!

raimundo
Visitante
raimundo

Olá, boa tarde, como faço para enviar um curriculum pra vocês, gostaria muito de desempenhar um trabalho coletivo com vocês, aguardo!

Thaisa Mara da Rocha Leal
Visitante
Thaisa Mara da Rocha Leal

Gostaria de uma oportunidade de trabalhar nesta empresa
comi faço para mandar um curriculo