ECOPETROL VENDE 30% DE PARTICIPAÇÃO EM BLOCO NA FOZ DO AMAZONAS PARA JX NIPPON
A Ecopetrol fechou contrato para vender 30% de sua participação em bloco na Foz do Amazonas para a JX Nippon Oil & Gas, companhia japonesa que agora marca sua entrada no mercado brasileiro de óleo e gás. O acordo entre as duas empresas é referente ao bloco offshore FZA-M-320, localizado na Bacia da Foz do Amazonas, que ainda se encontra em fase de estudos sísmicos. Adquirido durante a 11ª Rodada de Licitações, em 2013, o bloco vinha sendo apresentado ao mercado desde o último ano pela Ecopetrol, como revelou ao Petronotícias o presidente da companhia no Brasil, João Clark (foto), em entrevista no fim de 2014. A Ecopetrol seguirá como operadora da área, detendo os 70% restantes da participação no bloco.
O contrato entre as companhias depende ainda de aprovação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), e o levantamento de dados sísmicos da área ainda aguarda o licenciamento ambiental. De acordo com Clark, a solicitação será analisada pelo órgão apenas após a emissão da licença para a bacia de Barreirinhas, o que deve ocorrer entre setembro e outubro. “Esperamos que esta licença saia até o fim do ano”, afirma o executivo.
A JX Nippon, por sua vez, está estreando na indústria brasileira de petróleo e pretende se expandir ao longo dos próximos anos. Em um comunicado divulgado ao mercado, a companhia afirmou que vem estudando as bacias offshore brasileiras há alguns anos e vê com grandes perspectivas a exploração de petróleo no país. O bloco, segundo a empresa, “é reconhecido como uma área com boa capacidade de expansão de oportunidades de exploração petrolífera para o futuro”.
Deixe seu comentário