EDF ANUNCIA UM AUMENTO DE 8% NO PREÇO FINAL DA USINA NUCLEAR QUE ESTÁ CONSTRUINDO NO REINO UNIDO
A empresa francesa EDF anunciou no Relatório Financeiro Anual de 2016 que realizaria uma revisão completa dos custos e cronograma do projeto Hinkley Point C, no Reino Unido. Ela estima um aumento no projeto de 18,1 bilhões de Euros para 19,6 Bilhões de Euros, um aumento de 8%. A data do início da operação, no entanto, permanece o mesmo: final de 2025. Em um comunicado hoje (3) , a EDF disse que sua última estimativa “inclui planos de ação operacional bem-sucedidos, em parceria com fornecedores e que o aumento dos custos resulta principalmente de uma melhor compreensão do design adaptado aos requisitos dos reguladores britânicos, o volume e sequenciamento do trabalho no local e a implementação gradual de contratos de fornecedores”.
O vazamento de primeiro concreto relacionado à segurança para a unidade 1 será em meados de 2019, confirmou a EDF. No entanto, observou que isso pressupõe que o projeto final, que está em um cronograma apertado, seja concluído até o final do próximo ano. A EDF disse que o risco de diferimento da entrega é estimado em 15 meses para a unidade 1 e nove meses para a unidade 2. Esse risco, implicaria um custo potencial adicional de cerca de 700 milhões de Euros. Sob este pressuposto, a taxa de retorno para EDF seria de cerca de 8,2%.
No âmbito de um acordo feito em outubro de 2015, a China General Nuclear (CGN) assumirá uma participação de 33,5% no projeto da EDF Energy para construir o Hinkley Point C, em Somerset, na Inglaterra. Consistindo em dois Reatores Pressurizados Europeus, desenvolvidos pela Areva, será a primeira nova usina nuclear a ser construída no Reino Unido em quase 20 anos e fornecerá cerca de 7% da eletricidade do país.
Os acordos finais que permitiram a construção de dois EPRs no Hinkley Point C foram assinados em 29 de setembro do ano passado pelo governo do Reino Unido, EDF e CGN. Esses acordos incluíram o Contrato por Diferença (CFD) e o Contrato de Investidor do Secretário de Estado. O CFD – o preço garantido por eletricidade gerada pelo Hinkley Point C – foi originalmente acordado em outubro de 2013 e garante que a planta obterá £ 92.50 por MWh por seus primeiros 35 anos de operação. A assinatura dos acordos seguiu uma decisão de investimento final há muito esperada e positiva do conselho da EDF em 28 de julho.
Deixe seu comentário