EDF FRANCESA COMPRA 80 % DA USINA DE ENERGIA SOLAR PIRAPORA II, EM MINAS GERAIS
Mudanças no negócio de energia solar no Brasil. A francesa EDF adquiriu da Canadian Solar a participação de 80% na usina solar Pirapora 2, localizada em Minas Gerais. Esta usina que terá a capacidade instalada de 115 megawatts quando concluída, informaram as empresas em nota nesta segunda-feira (19). O negócio, que não teve o valor divulgado, demostra o interesse de investidores estrangeiros por ativos de energia renovável no Brasil, apesar da crise política que o país atravessa, revelando um descrédito profundo na classe política envolvendo escândalos de corrupção que não parecem ter fim.
A EDF já possui ativos no Brasil, onde opera uma termelétrica e usinas eólicas, além de ter uma fatia majoritária na hidrelétrica de Sinop. Em março, o grupo francês havia assumido o controle do Pirapora 1, um outro projeto solar atualmente em construção e com capacidade de 191 megawatts. A Canadian Solar, que produz equipamentos para usinas solares e possui uma fábrica na cidade de Sorobacaba, em São Paulo, vai manter o capital de 20% em Pirapora 2 e será a fornecerá dos painéis fotovoltaicos para a unidade. Um acordo vom as mesmas características foi fechado para o projeto de Pirapora 1.
A usina Pirapora II possui contratos de 20 anos para a venda de energia elétrica, assinados após um leilão realizado pelo governo em 2014. A expectativa das empresas é de que a usina inicie as operações no primeiro semestre de 2018. Um comunicado da empresa francesa diz que “O Brasil é um importante mercado estratégico para o Grupo EDF, que pretende dobrar sua capacidade renovável na França e no mundo todo até 2030”.
Deixe seu comentário