EDF INAUGURA MAIOR PARQUE SOLAR DE ISRAEL
Os tempos são de transição e o mundo adere cada vez mais às novas fontes de energia. É o caso de Israel, que oficializou nesta semana a inauguração do parque solar de Zmorot, maior empreendimento fotovoltaico do país, feito em parceria com a francesa EDF. Localizado na região norte do deserto de Negev, o projeto tem uma potência total de 50 MW e é constituído por mais de 200 mil paineis solares. A eletricidade gerada na nova unidade será vendida à estatal Israel Electric Corporation em um contrato com extensão de 20 anos.
Este é o 11º complexo eólico construído pela empresa no país. Com uma duração total de 18 meses, as obras para construção do parque solar foram realizadas em parceria com a empresa israelense Solex. A cerimônia de inauguração contou com a presença do primeiro ministro francês Manuel Valls e do CEO da EDF EN, Antoine Cahuzac.
Segundo Valls, o novo empreendimento constitui um “projeto político, projeto que nos mostra o caminho para o futuro das energias renováveis”. A expectativa é de que, frente às metas estabelecidas com potências globais durante a COP 21, a indústria de Israel amplie nos próximos anos o seu escopo de geração no segmento fotovoltaico.
Também presente na inauguração do parque, o Ministro de Proteção Ambiental israelense Avi Gabbay ressaltou a transição energética por que o país vem passando. “Nós temos um plano para reduzir a poluição e um orçamento para isso, e iremos alcançar nossa meta através de uma série de passos que já iniciamos – em eficiência energética, energias renováveis e melhorias em transportes”, afirmou o político.
Deixe seu comentário