EDITAL DA FINEP E DO CONSELHO NORUEGUÊS DE PESQUISA TEM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS
A cooperação entre empresas nacionais e estrangeiras tem trazido muitos benefícios para a indústria de petróleo. A aproximação entre as partes é cada vez mais incentivada por órgãos diversos, como a Finep e Conselho Norueguês de Pesquisa (RCN), que está com inscrições abertas até quarta-feira (23) para um edital com este sentido.
O programa é dividido com apoio às empresas brasileiras pela Finep, enquanto as norueguesas receberão apoio do RCN. O RCN dará aporte sob a forma de recursos não reembolsáveis, no valor de NOK 10 milhões (cerca de R$ 4,4 milhões) e as empresas brasileiras receberão, sob a forma de subvenção econômica, um total de R$ 5 milhões.
Três linhas temáticas foram selecionadas para o desenvolvimento de tecnologias, para atender às demandas da indústria de petróleo e gás: Tecnologias Submarinas; Recuperação Avançada de Petróleo; e Tecnologias Ambientais. O processo de escolha conta com duas etapas, sendo a primeira etapa qualificatória, e a segunda eliminatória.
Segundo Mauricio Syrio (foto), superintendente da Área de Inovação em Indústria, Engenharia e Serviços da Finep, tanto o edital conjunto quanto os eventos recentes vêm demostrar “a constância da parceria estratégica entre a Noruega e o Brasil no desenvolvimento de tecnologias na área de óleo e gás, com participação da Finep, desde a assinatura do acordo de cooperação, em 2014 até a abertura de recentes conversas para futuras parcerias em outros setores”, diz.
Deixe seu comentário