faixa - nao remover

EDITAL DO 1º LEILÃO DE ENERGIA DE RESERVA DE 2015 É APROVADO PELA ANEEL

Reive BarrosO edital para o 1º Leilão de Energia de Reserva de 2015 foi aprovado, nesta terça-feira (28), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O evento será voltado para a contratação de projetos de energia solar, e terá um preço-teto de R$ 349 por MWh. Ao todo, já foram cadastrados 382 empreendimentos de usinas solares para o leilão, que será realizado no dia 28 de agosto.

Os contratos firmados na rodada de investimentos terão uma duração de 20 anos, com início do fornecimento de energia previsto para agosto de 2017. A Aneel negou a medida cautelar emitida pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), na qual se pedia que as empresas do setor não sejam consideradas inadimplentes devido à falta de pagamento completo de seus contratos no mercado de curto prazo.

No edital, a Aneel estabeleceu uma redução das Receitas Anuais de Geração (RAG) das usinas hidrelétricas cujos montantes de energia elétrica estão alocados em cotas para as empresas distribuidoras de luz. A decisão firma os novos valores até julho de 2016.

De acordo com o diretor da Aneel e relator do edital, Reive Barros (foto), o foco do leilão será a região Nordeste. “O leilão está voltado principalmente para o Nordeste, que já conta com empreendimentos eólicos. Há muito potencial solar no semiárido nordestino, o que pode proporcionar uma melhoria substancial para a economia da região”, afirmou Barros.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of