EDP ABRE LINHA DE CRÉDITO COM COMPANHIA CHINESA QUE ADMINISTRA HIDRELÉTRICA DE THREE GORGES
A EDP (Energias de Portugal) anunciou nesta segunda-feira (20), a liberação do primeiro pacote de 1 bilhão de euros do financiamento feito pela empresa junto ao China Development Bank Corporation, que tem uma linha de crédito de 2 bilhões abertas à operadora de energia elétrica portuguesa. A linha de crédito foi aberta devido à compra de parte da EDP, que pertencia ao governo português, pela corporação chinesa.
A companhia chinesa detém os direitos de produção da hidrelétrica de Three Gorges, a maior do mundo, e com a linha de crédito aberta, irá proporcionar maior flexibilidade para que a EDP, sua parceira, faça negócios. A empresa portuguesa será responsável por desenvolver negócios na Europa, Estados Unidos, Canadá e Brasil, enquanto a corporação chinesa cuidará dos mercados asiáticos, onde possui maior expertise e vantagens industriais.
Esta combinação de esforços não tem um objetivo fácil de alcançar. Juntas, as empresas pretendem se tornar líderes mundiais em produção de energia renovável. A junção da EDP à China Development Bank Corporation vem para aumentar o alcance da companhia, que agora será global. A empresa portuguesa tem participação ativa no mercado internacional de energia, sendo inclusive sócia majoritária da Energias do Brasil, uma das maiores distribuidoras nacionais.

publicada em 20 de agosto de 2012 às 16:54 




