EDP BRASIL E USP LANÇAM LABORATÓRIO DE PESQUISAS SOBRE REDES INTELIGENTES
O Brasil conquistou um importante marco no setor de smartgrids. A EDP e a Universidade de São Paulo lançaram o primeiro laboratório especializado em Redes Elétricas Inteligentes da América Latina. O objetivo do laboratório é auxiliar a evolução tecnológica do sistema de distribuição do país.
“Isso porque estudos e testes poderão ser realizados de forma exaustiva e sistêmica permitindo assim, a implementação das funcionalidades das redes elétricas inteligentes, em redes de distribuição reais. Com essa iniciativa esperamos contribuir para a implantação das Smart Grids no país, beneficiando diretamente o cliente por conta da otimização da operação e pela oferta de soluções de serviços possíveis devido às redes inteligentes”, declarou o CEO da EDP Brasil, Miguel Setas.
O laboratório conta com um Centro de Operação Virtual, que é capaz de simular sistemas existentes nas distribuidoras de energia. Dessa forma, será possível avaliar novos sistemas e tecnologias antes que sejam aplicados em operações. O Centro também será utilizado para o treinamento e a capacitação de técnicos para utilizarem e monitorarem Redes Inteligentes. A unidade de pesquisas também dispõe de equipamentos para a emulação do funcionamento de dispositivos e medidores inteligentes.
O laboratório foi financiado com os recursos do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica e teve a participação de diversas empresas parceiras, como CGI, GE, Sinapsis Inovação em Energia, Power Solutions, WEG, entre outras.
Como a Interface Solution Brasil pode dissiminar Palestra sobre redes de comunicação Gigabyte Fast Ethernet com protocolo Profibus em meio físico otico em reles de proteção inteligentes para redes eletricas.